Digamos que um druida use o truque Shape Water para fazer um cubo de água em cima de um inimigo, coisa básica, só um humano que tá ameaçando ele, dai o druida congela esse cubo de água, esse cubo tendo 1,5m³ ele pesa 1.500kg, ou seja, uma tonelada e meia.
Ele solta o cubo no cara, o que deve acontecer? o cara tenta desviar com um teste de destreza? se ele não conseguir, ele morre instantaneamente esmagado?
Essa duvida surgiu enquanto eu conversava com meu grupo sobre jeitos criativos de usar magias.
Olha, na situação correta isso daria um dano interessante, talvez tenha algo haver com o dano de queda. Agora outra aplicação seria diante de um inimigo ainda n hostil vc modela a água diante dele girando-a no ar, vc estrutura em forma de espinho de água que a área que ocupam no max tem 1,5m³ (como diz a magia) e usa essa ação para entreter o inimigo, dependendo do mestre o inimigo pode ficar distraído com a performance ( rola um Carisma ksksk) e o lança em direção ao inimigo, se o druida já tiver com uma ação preparada pode congelar o espinho podendo empalar o alvo com vantagem pq ele n esperava o ataque.
Isso tem que ser discutido entre os jogadores e o mestre, usando a lógica, física e inserindo à mecânica do jogo. Usando a física, um cubo de gelo de 1,5m³ de volume não teria a densidade suficiente pra bater 1,500kg, por outro lado um cubo de ferro com o mesmo volume poderia bater mais ou menos esse peso mas na mecânica daria o mesmo dano que o cubo de gelo (3d6 de concussão). Por isso recomendo que o mestre decida junto com os jogadores o que fazer.