PARA SUGESTÕES & ANÚNCIOS

© 2008  RPG Planet | Tchelo e Lina Pascon.

 Desenvolvido por Webcraft Comunicação Ltda.

Notícias!

RPG Planet vai marcar presença no lançamento da versão brasileira de D&D 5E
Conheça os Locathah, nova raça jogável de D&D 5E
Vampiro: A Máscara 5ª edição vai chegar ao Brasil pela Galápagos Jogos
Show More

Fórum

25 de Mar de 2018

Até onde/quanto criar?

8 comentários

Olá pessoas, como um DM novato tenho algumas dúvidas sobre a criação de uma campanha, o quanto pode ser criado para que os jogadores tenham liberdade?

28 de Mar de 2018

Depende dos jogadores. O guia do mestre da 5ª edição sugere conversar com os jogadores antes do começo da campanha para saber que tipo de aventura ou narrativa eles mais gostam. Eu narro há muito tempo e com jogadores iniciantes dou quase tudo mastigadinho, para o jogo não ficar travado. Depois que eles pegarem o ritmo e se habituarem ao jogo e às regras, aí sim vou dando um pouco mais de liberdade. A minha dica com iniciantes é os deixarem sempre que possível "na cara do gol".

28 de Mar de 2018

Entendi o seu ponto, estou com receio de criar um roteiro onde os jogadores só rolem dados, mas vou tentar simplificar a aventura.

28 de Mar de 2018

Tenta desenrolar até certo ponto, mas deixa algumas opções em aberto. Fazer os PdMs conversarem com os aventureiros também vai obrigá-los a tomar decisões.

28 de Mar de 2018

Então seria correto afirmar que devo mostrar o caminho para que os jogadores cheguem ao objetivo desejado, mas como eles vão chegar nele depende inteiramente dos jogadores!?

29 de Mar de 2018

Pra iniciantes sim, pois senão daqui a pouco eles estão se perdendo no sentido de não saber o que fazer e não ter muita ação ou sentido o jogo. E, confie em mim, isso pode levar um grupo a não querer mais jogar. Claro que, como mestre, mesmo se os jogadores saírem do objetivo, você pode criar encontros aleatórios ou até mesmo eventos que acabem direcionando, de maneira sutil, os aventureiros para a aventura que você criou.

29 de Mar de 2018

Que assim seja, vou testar essa forma de conduzir a aventura, e aos poucos soltar as rédeas.

2 de Abr de 2018

Acabei de aprender outra estratégia no site www.nerdenerd.com.br. Numa aventura pronta deles tem toda uma parte dedicada ao "caminho errado". Se os aventureiros se perderem no caminho "certo" da aventura, eles fizeram seis opções diferentes para o que acontece, podendo o mestre jogar 1d6 ou escolher onde os jogadores foram parar. Talvez deixar na manga uns encontros com monstros ou PdMs pode ser uma alternativa viável, que, de quebra, pode deixar mais pontas soltas no enredo. Veja que coloco certo e errado com aspas porque não existe caminho errado no RPG, desde que haja diversão.

3 de Abr de 2018

Essa é uma ótima ideia, neste sábado que passou fiz a primeira seção de RPG, surpreendentemente o grupo de jogadores interagiram bastante e me surpreenderam por resolver os problemas que impus de modos que eu não havia imaginado, mas a dica que me deu será muito utilizada, quero deixar preparadas situações e encontros que irão ajudar a conduzir os personagens durante a aventura, andei pesquisando por conta e percebi que, se o mundo for bem estruturado fica mais fácil para lidar com imprevistos, por conta disso na próxima seção de RPG defini apenas o objetivo dos personagens e o mundo a sua volta, como o objetivo será cumprido depende inteiramente deles e de sua criatividade.

Posts Mais Recentes
  • Olá, pessoal. É meu primeiro post aqui. Uma modalidade de RPG que eu vejo crescer bastante, mas que não está sendo suficientemente discutida na RPGesfera do Brasil é o RPG solo. Não estou falando de livros jogos do tipo Aventuras Fantásticas, mas sim de usar um sistema de emulação de mestre de jogo, como o Mythic, e jogar com personagens no seu sistema/cenário escolhido uma aventura nova e imprevisível sozinho, como se alguém a estivesse mestrando. Quem aqui já ouviu falar, pratica ou já experimentou? Gostaria de começar esta discussão.
  • Boa tarde, pessoal. Quero entender a diferença entre percepção e percepção passiva, em que momento usa-las, etc. Um exemplo seria legal :) Desde já agradeço.
  • Estou aqui para lhes apresentar meu servidor de Mundo das trevas onde foco são mesas de Chutulu e Vampiro a mascara, Lobsomen, Mago e etc. Podem ter outras ? sim, mas nosso foco são nesses sistemas Entrem enquanto é tempo galera se juntem ao nosso mundo. Aqui temos: - Salas de Discord - Disponibilidade de Livros - Pessoas Ativas - Mesas Abertas - Parceria com outros servidores de RPG muito legais ! Discord: https://discord.gg/nSnATtJ