Particularmente eu adoro o cenário de Faerun; mas devo admitir a sua iminente transformação, pois q qual quer cenário onde o conhecimento seja incentivado, refrear ou impedir essa transformação em um cenário de conhecimento oprimido, vigiado e até censurado já seria muito difícil; tendo ou não "deuses" ou qual quer tipo de liderança q incentive tem necessariamente um tempo curto pois a tecnologia irá transformar o cenário total e completamente! Espero q os criadores e desenvolvedores do jogo PERCEBAM! O cenário de Campanha Reinos de Ferro, aborda um situação de desenvolvimento tecnológico e mágico, sendo um bang bang heterogênico, misturando tecnologia e magia. Creio q qual quer data um pouco mais para a frente o desenvolvimento de armas de fogo com vários tiros e veículos velozes e mais baratos q um Spell Jamer sejam consequências INEVITÁVEIS para a Faerun q conhecemos e amamos! É claro q alguns personagens (NPCs ou players) q tem seus dogmas nunca deveremos ver usando armas de fogo! Todavia outros heróis irão surgir, com outras classes e habilidades.
No atual estado não vejo por q a Guilda de Xanatar ainda não tem pistolas de 2 ou mais tiros? Também não entendi por q o desenvolvimento de veículos pelo culto dos "Deuses" do conhecimento ainda não foi feito? A única motivação me parece ser o medo dos autores em mudar o cenário! Pergunto a quem se interessar pela discussão: O q podemos fazer por FAERUN?
Eu pessoalmente acho que isso nunca vai acontecer, não oficialmente. Forgotten Realms é um cenário MEDIEVAL fantástico e dificilmente vejo isso mudando, mas acho que sim poderia ser muito interessante uma mesa em uma Faerun mais avançada tecnologicamente.
Vinicius, meu texto anterior, trata-se apenas de dedução, pois q o Cenário de Campanha da 5ªed. ainda não foi publicado nem mesmo no EUA, (pais de origem). Embora eu nunca tenha jogado em Eberron, já soube superficialmente de alguns aspectos através de vídeos de jogos pelo Roll20!
Falando em Faerun da 3ª edição, pois não li ainda as mudanças de Forgotten Realms na 5ª, eu creio que quem usa um cenário pronto precisa tomar uma decisão.
1 - ou assume as verdades do cenário e mantém o mesmo como está;
2- ou assume as verdades do cenário como ponto de partida e vai fazendo as mudanças necessárias na história da sua campanha.
Os livros sempre são bem claros a respeito disso. Sempre é dito que tudo é uma base e que cada mestre e cada grupo pode colocar as alterações necessárias.
Em Eberron, por exemplo, a magia já transformou a civilização em algo quase steampunk.