Gostarai de saber como os mestres fazem suas anotaçoes da história.Sabem?Como voçês escrevem suas histórias mas deixando um espaço para poder improvisar.
6 de Jul de 2018 · Editado: 8 de Jul de 2018
Acho que o mais importante é o seguinte: evite planejar histórias, não tenha um roteiro de isso vai acontecer e aí eles vão lá e fazem aquilo, etc. Ao invés disso, planeje um cenário. Tenha alguns locais importantes em mente, tenha alguns NPCs relevantes, eventos que vão ocorrer, esse tipo de coisa, e aprenda a reagir aos jogadores e improvisar. Planeje situações, faça "perguntas", mas deixa a resposta a cargo dos jogadores. Assim vc tem conteúdo, vc tem material, mas não amarra os jogadores.
Por exemplo, os jogadores descobrem que os goblins planejam atacar um vilarejo. Eles podem:
a) evacuar o vilarejo. Tudo bem, pq vc já tem os goblins planejados - sabe quantos são e quão fortes eles são, e o que eles querem lá - , e vc pode agora criar uma cena de fuga.
b) eles podem decidir ir atrás do chefe goblin pq acreditam que matando ele a tribo dispersa. Vc já tem o chefe goblin na cabeça, ou pode criar um rapidamente, e agora vc pode fazer uma cena em que eles infiltram o acampamento goblin para assassinar o chefe.
c) eles podem tentar organizar as defesas da cidade. Vc já tem a cidade mais ou menos na cabeça, e sabe quem pode ajudar e como.
d) tentar negociar com os goblins. Tudo bem, pq vc sabe mais ou menos o que eles querem - é dinheiro? comida?
Em suma: prepare-se para poder improvisar. Parece paradoxo mas não é.
Acho que o mais importante é o seguinte: evite planejar histórias, não tenha um roteiro de isso vai acontecer e aí eles vão lá e fazem aquilo, etc. Ao invés disso, planeje um cenário. Tenha alguns locais importantes em mente, tenha alguns NPCs relevantes, eventos que vão ocorrer, esse tipo de coisa, e aprenda a reagir aos jogadores e improvisar. Planeje situações, faça "perguntas", mas deixa a resposta a cargo dos jogadores. Assim vc tem conteúdo, vc tem material, mas não amarra os jogadores.
Por exemplo, os jogadores descobrem que os goblins planejam atacar um vilarejo. Eles podem:
a) evacuar o vilarejo. Tudo bem, pq vc já tem os goblins planejados - sabe quantos são e quão fortes eles são, e o que eles querem lá - , e vc pode agora criar uma cena de fuga.
b) eles podem decidir ir atrás do chefe goblin pq acreditam que matando ele a tribo dispersa. Vc já tem o chefe goblin na cabeça, ou pode criar um rapidamente, e agora vc pode fazer uma cena em que eles infiltram o acampamento goblin para assassinar o chefe.
c) eles podem tentar organizar as defesas da cidade. Vc já tem a cidade mais ou menos na cabeça, e sabe quem pode ajudar e como.
d) tentar negociar com os goblins. Tudo bem, pq vc sabe mais ou menos o que eles querem - é dinheiro? comida?
Em suma: prepare-se para poder improvisar. Parece paradoxo mas não é.
Vlw cara,so n sei como fazer cidade direito.Tipo como planejaria ela sabe.
Quanto às cidades, acho que isso pode te ajudar: https://www.youtube.com/watch?v=X4RAq_rrKVQ