Olá, pessoal, tudo bom? Há um tempo eu quis jogar uma campanha no estilo Pulp Fiction e n consegui encontrar um sistema para isso. E aí, com base nesse e outros filmes (007, John Wick, Trem-Bala, Missão Impossível...) resolvi criar esse projeto de sistema, ele não conta com níveis e é bem simples, além de oferecer um certo desafio. Ainda falta muita coisa pra deixar ele mais robusto, como organizar os talentos e habilidades, mas acho que já dá pra ter uma ideia sobre ele. Poderiam me dar opiniões e sugestões?
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Opa. Boa tarde! Propostas interessantes. Vi muita inspiração nos RPG's d20 como D&D, Tormenta e Pathfinder. Esses jogos tendem a ter muitas regras e são famosos pela galera aplicar muitos bandaids. Por outro lado, novos RPGs tem ido por uma proposta contrária, onde eles colocam fé que o DM vai criar regras justas no jogo e dão o minimo de regras no papel possivel. Isso ajuda o jogo ser facil de aprender. Se essa proposta te interessa, aqui vai algumas sugestões:
Remover as skills. Os atributos deveriam bastar para a maior parte das situações e é mais facil lembrar que voce tem o atributo x que as skills a,b,c,d,e. Inspiração Shadowdark RPG
Simplificar os backgrounds. A/As profissões te dá vantagem nas rolagens que fazem sentido. Deixe que os jogadores peçam para fazer coisas com vantagem. Inspiração Cairn.
Usar classes como itens. Como estamos tirando as skills, o que vai destoar uma classe da outra é o kit (itens) que eles vão ter. Inspiração Alien e GI-Joe RPG
Algumas idéias que talvez não sejam regras, mas sim sugestões para o mestre.
Multiplos nivéis de falha. Se falhar em um teste vai cagar todo o plano, o jogo vai virar o classico steath em video-games, se falhou 1x vira tiroteiro até não sobrar ninguém. Sugestão que a primeira falha colocar os jogadores em mais risco de serem detectados, a segunta aumentar mais ainda esse risco, e assim por diante. Inspirado na idéia do MCDM
Flashback como recurso/moeda dos jogadores. Há um jogo focado em heists chamado blades in the dark. É muito famoso por ter uma mecânica muito inteligente de dar aos jogadores um recurso que eles podem gastar dizendo que eles se prepararam para uma situação X fazendo Z e modificar o rumo/dificuldade do problema a frente deles.
Recomendação forte olhar a mecânica de suprimentos de itens do Gi-Joe RPG. Lá você recebe um kit basico de equipamentos, e pode pedir itens especiais que vão ditar como você vai tocar a missão. Ex. Silenciador, Gazuas, Armaduras/Coletes e Munições especiais.