Mestrei uma sessão inicial de SotDL e de inicio eles estavam gostando enquanto as cenas era mais narradas do que exploraveis pelos jogadores, peguei uma base no inicio de Skyrim, porém do meio pro fim só piorava, um dos jogadores se separou de uma maneira estúpida, e os outros apanharam muito para alguns guardas que coloquei, tirando outros detalhes técnicos que eu esqueci e adicionou pontos negativos, e fiquei com isso na cabeça.
Pedi o feedback deles logo após e eles sendo péssimos em comunicação me disseral uma ou outra coisa útil mas eu consegui pensar por conta própria o que eu fiz de errado principalmente.
Porém uma grande questão me prendeu, mestrar desanimado, pensando que talvez você seja incapaz realmente torna a sessão pior, talvez por que você como mestre não se empolgue e isso acaba afetando o ritmo e os jogadores que ficam mais parados e estagnados acabando ficando com tédio, que foi visível numa das jogadoras que falou que estava com sono, eu fiquei mal e quero saber sobre isso de mestrar desanimado.
E ai Julia, tudo certo? Quando vc diz "mestrar desanimado" quer dizer desanimado de maneira geral? tipo cansado, etc ou desanimado da aventura/grupo com o qual está jogando? Eu acho que em ambos os casos impacta sim, pq quem traz pra mesa as coisas da aventura é o mestre.. então tudo passa pelo filtro dele. Se caso está desanimado, você vai transparecer isso. O agravante que eu acho é o seguinte. Caso vc esteja jogando simplesmente desanimada, no sentido de cansada após um dia de trabalho longo, etc... o impacto é X, mas se está jogando ja desanimada com a aventura em sí e/ou grupo, ai o impacto é bem maior (2X, 3X ... 10X, etc). Eu te recomendaria rever isso ai. Vc disse que conseguiu ver por si só o que fez de errado como mestre, imagino eu que com a parte técnica e forma de narrar tu já sabe oq fazer.. meu ponto é só esse de desânimo mesmo. Eu evito jogar em dias de semana pq me sinto cansado do trabalho, etc... ai curto mais às sextas e finais de semana... pq acaba impactando sim na mesa. Meu ponto de vista, se entendi certo. Enfim, bons jogos ae e boas rolagens!
Era nesse sentido de desanimado com a mesa, mas isso de vez em quando e hoje eu pensei que talvez fosse isso que tornasse algumas sessões mais cansativas e entediantes para os jogadores, mas eu vo tentar achar ânimo e trazer alguma coisa mais empolgante pra eles que eu sei que eles vão curtir hahaha.
O começo pode ter sido difícil por falta de experiência, mas saiba que os jogadores influenciam muito no jogo também, o Anderson falou aqui sobre você precisar carregar tudo nas costas, mas não é bem assim. O jogador que se separou não queria o " trabalho em equipe " que legal no rpg, talvez isso que tenha te atrapalhado. Narrar duas cenas que acontecem ao mesmo tempo complica muito as coisas, e veja bem quantos jogadores estão na mesa, você e mais 3 acho que já é um bom começo, mais que isso causa um problema de tempo mesmo, " estou com sono " não é um problema da narrativa, mas um problema de tempo. Ficar esperando 10 ou 15 minutos para chegar sua vez é bem chatinho no começo. Outra coisa foi presencial o jogo? ou via discord, chamada de voz e tal. Existem outras formas de narrar também o play by forum ou o rpg de texto que é dinamico ou aquele que tem um ritmo lento. Eu mesmo Narro esse rpg de texto rápido que é bem nichado e pouca gente aparece para jogar. Talvez você só precise descobrir o que é mais divertido para você :3
Parece interessante essas outras formas, eu sequer havia ouvido falar mas eu me coloco muita pressão mesma e na hora que eu vi que eles se saparou, mesmo eu tendo gostado do personagem dele isso me trouxe um impacto pois isso atrasou um pouco o progresso e me desconcentrou de alguns outros detalhes realmente, porém acho que a mesa presencial é a minha favorita pois nela é possível interpretar usando feições e expressões corporais, caminhar pelo quarto conforme eu narro, tirando que minha internet não é das melhores para mestrar pelo discord ( ja tentei e ouve algumas quedas dos jogadores e da minha, o que causou ainda mais problemas na imersão ), mas ja estou trabalhando nessa questão para evoluir com meus jogadores e tentar fazer com que eles se sintam mais a vontade interpretando e trazendo coisas novas
Eu inclusive estou pesquisando e treinando formas de narração em batalhas que acho que é meu ponto mais fraco num sentido geral, mas estou revendo vídeos e lendo pdf´s com mais dicas e praticando com minha imaginação no tempo livre pra quando chegar lá conseguir narrar de forma mais atrativa para eles, tanto no sentido de narrar os combates quanto no combate como um todo, inimigos, cenário que vão lutar, por que estão ali e como vai ocorrer, talvez de para dialogar, esses detalhes que já vi a respeito mas uma hora teria que pôr em prática