Dungeons & Dragons está repleto de criaturas aterrorizantes, prontas para desafiar até os aventureiros mais destemidos. E como hoje é SEXTA-FEIRA 13, selecionamos uma lista com 13 dos monstros mais assustadores para inspirar suas sessões e deixar seus jogadores à beira do pânico. Vamos começar!
1. Abocanhador Matraqueante
O Abocanhador Matraqueante é uma verdadeira aberração. Imagine uma massa grotesca de carne, repleta de bocas – restos das vítimas consumidas por essa criatura. O som que emite é ainda mais perturbador: uma cacofonia de gritos de desespero, capaz de enlouquecer quem o ouve. Esse monstro é ideal para criar tensão no jogo, especialmente se for uma ameaça persistente, perseguindo lentamente o grupo enquanto seus gritos ecoam pela escuridão.
2. Fantasmas
Esses espíritos atormentados trazem histórias de batalhas épicas e eventos trágicos do passado. Ao interagir com eles, os personagens podem descobrir segredos ou receber avisos sinistros sobre o futuro. Um toque especial: fantasmas têm o poder de envelhecer aqueles que os encaram diretamente. Eles são perfeitos para narrativas sombrias com reviravoltas, onde os personagens só percebem tarde demais que estão lidando com mortos.
3. Bodak
O Bodak é uma entidade macabra, capaz de matar com um simples olhar. Criado a partir de devotos corrompidos do lorde demônio Orcus, ele carrega um terror gélido, deixando suas vítimas com expressões de pavor eternizado. Excelente para vilarejos assombrados, onde cadáveres com rostos congelados de medo começam a aparecer misteriosamente.
4. Bruxa da Noite
As Bruxas da Noite invadem os sonhos e drenam lentamente a energia vital de suas vítimas. Elas manipulam os medos e emoções mais profundas, criando uma atmosfera de paranoia, onde os jogadores devem caçá-las antes que uma aldeia inteira seja destruída. Um inimigo que ataca a mente, transformando cada noite em um perigo crescente, muito parecido com o vilão Freddy Krueger em uma versão medieval.
5. Devorador de Mentes
Um dos vilões mais icônicos de D&D, o Devorador de Mentes é uma aberração que se alimenta de cérebros. Além de sua aparência grotesca, ele é um mestre em controlar mentes, transformando inimigos em escravos ou experimentos biológicos. Seu pensamento coletivo o torna uma ameaça ainda mais alienígena – ao destruir um, todos os outros sabem e se lembram.
6. Boneless
Um cadáver reanimado sem ossos, o Boneless é apenas pele e músculos, capaz de se espremer por espaços minúsculos. Seu ataque é um abraço mortal, envolvendo suas vítimas até esmagá-las. Ser sufocado por uma massa de carne é, no mínimo, angustiante.
7. Gárgulas, Espantalhos e Mímicos
Essas criaturas se disfarçam como objetos inanimados, prontos para atacar a qualquer momento. Gárgulas, espantalhos e mímicos criam um ambiente de incerteza, onde os personagens nunca sabem ao certo o que é real. Elas transformam um museu ou castelo aparentemente tranquilo em um cenário de terror, com estátuas que se movem quando ninguém está olhando.
8. Sibriex (Demônio Ancestral)
Mais antigo que o próprio Abismo, o Sibriex é uma monstruosa massa disforme de carne e correntes, que detém os segredos proibidos da manipulação da carne. Suas vítimas sofrem mutações horríveis ao se aproximarem, tornando-o um verdadeiro pesadelo de "horror corporal."
9. Abolete
Esse peixe inteligente habita as profundezas escuras dos oceanos, lagos ou até cisternas em cidades antigas. O Abolete é o terror perfeito para quem sofre de talassofobia (medo do mar profundo). Outrora parte de um império subaquático, esses seres usam poderes mentais para dominar pescadores e moradores costeiros, cujos corpos começam a exibir mutações aquáticas – como guelras e nadadeiras. A presença de um Abolete transforma vilarejos pacíficos em armadilhas mortais, onde visitantes são levados para “dar um mergulho”.
10. Homem do Saco
Uma lenda urbana de D&D, o Homem do Saco habita a "mochila de carga" (ou bag of holding). Dizem que um aventureiro tentou escapar do perigo se escondendo dentro da bolsa mágica, mas acabou perdido para sempre no espaço extradimensional que conecta todas essas mochilas. Agora, há uma pequena (e aterrorizante) chance de que o Homem do Saco saia de uma dessas mochilas e arraste alguém para o seu interior!
11. Carrionette
Carrionettes são brinquedos animados por desejos inocentes. Embora pareçam adoráveis no início, eles buscam escapar de seus corpos diminutos. Armados com uma agulha de prata, trocam de alma com suas vítimas, aprisionando-as no corpo do brinquedo enquanto exploram o mundo na nova forma. Essas criaturas podem se disfarçar de qualquer tipo de brinquedo, desde bonecas de porcelana até caixinhas de música, tornando-as ameaças insidiosas.
12. Oblex
Criado por Devoradores de Mentes, o Oblex é uma gosma extremamente inteligente que se alimenta das memórias de suas vítimas. Ao absorver essas lembranças, ele cria réplicas perfeitas delas, que usa para enganar e capturar mais presas. Embora as cópias sejam idênticas, elas exalam um leve cheiro de enxofre e permanecem conectadas ao corpo principal por um fio fino de lodo. Os Oblexes são predadores astutos e inquietantes.
13. A Hidra Falsa
Infelizmente, não consigo me lembrar da Hidra Falsa... O que sei é que ela é uma criação de fãs, muito popular entre Mestres de Jogo que gostam de deixar seus jogadores paranoicos. Seu poder reside no "canto cego," que faz todos esquecerem de sua existência e das pessoas que ela devora.
Do que eu estava falando mesmo?