E aí, pessoal!
Então, vou mestrar uma campanha de RPG (D&D Next) para jogadores iniciantes, fiz de tudo para ser o melhor possível. Até emprestei o Player's Handbook a eles! O problema é: Tenho dois rangers e dois ladinos! Não sesei o que faço para ter diversidade, acho que ficará ruim se tiver muitas classes iguais, me ajudem!
Cara, talvez tentar adaptar a aventura para algo mais urbano... ou então seja sincero de que a falta de diversidade irá pesar e deixa para a imaginação dos jogadores resolverem situações difíceis.Os jogadores também tem que entender as consequências de seus atos.
Eu estava em uma mesa com mais dois outros jogadores e fomos combinando as classes e o que cada um poderia/queria fazer para não ficamos tão deficitários na hora de lidarmos com desafios.
No caso até tem salvação, adaptando um Ranger para tank e um ladino para Trapaceiro Arcano
Outra alternativa seria fazer uma aventura focada principalmente em intriga, troca de informações, furtividade, além de combates discretos em túneis subterrâneos, emboscadas em becos, etc...
Uma das vantagens que eu vejo no sistema próprio que eu uso é o não uso de classes,eu disponibilizo uma lista com uma gama de magias,habilidades e combate corpo a corpo e habilidades furtivas junto com uma quantidade X de pontos, ai os jogadores vão comprando de acordo com o que mais gostam,tu pode ser um guerreiro de espada e escudo e que também usa uma bola de fogo X vezes ao dia por exemplo...
Por incrível que pareça, um grupo com dois rangers e dois ladinos conseguiria se virar na maioria das aventuras. O negócio complica se for uma aventura que dependa de magia por parte dos personagens. No seu caso, eu vejo duas soluções: ou você coloca um mago NPC nesse grupo (e faz esse mago se destacar usando suas habilidades) só para os jogadores verem que há outras classes legais também, ou então cria uma pequena aventura em que, o fato deles não terem um jogador familiarizado com magia vai ser um grande problema. Isso pode fazer com que alguns deles repensem se não seria uma boa ter um mago no grupo.
Eu jogaria as mãos para os céus em agradecimento se meus jogadores escolhessem 2 rangers e 2 rogues. Pra mim são duas das três classes mais divertidas. Fora que, mesmo com 2 rogues, um pode se especializar em magias e escolher o caminho do arcane trickster, agindo como o "mago" do grupo. Bom jogo pra vocês! :)
Olá Hyuk e Isabella. Eu acho válido o que a Isabella falou sobre mostrar as outras classes pros players. Mas a regra maior no RPG é a diversão. O mestre tem que planejar as aventuras de acordo com o nível e com o estilo de jogo do grupo. Lá no guia do mestre fala sobre isso. Converse com o seu grupo antes para saber o que mais os diverte. Se eles não gostam de usar conjuradores, não é isso que vai estragar a diversão do grupo.
Uma coisa que fiz para ir introduzindo outras classes no grupo é colocar um NPC de mesmo nível que os jogadores dentro do grupo, mas de uma classe diferente. No meu caso foi Ladino, pois não tinha nenhum ladino no grupo. Então eles puderam ver um aliado usando suas habilidades diferentes das deles.
Outra coisa que fiz foi fazer fichas prontas para jogadores casuais do grupo. Quando esses jogadores não estão presentes, eu deixo os outros jogadores controlarem esses personagens, para poderem usar suas habilidades que complementam o grupo.
Nem todo grupo será "completo" sempre. Lembrem-se de histórias de filmes e jogos de fantasia que tem toda uma aventura épica às vezes construídas em cima de um guerreiro apenas.
Na falta de conjuradores, disponibilize itens mágicos que complementem o que carece no grupo.
Grande abraço e divirtam-se!
eu n sei te dar a receita exata para isso, mas caso acontecesse cmg eu tentaria mostrar para eles como q as outras classes tbm são boas e ate msm mostrando uns pequenos combos entre elas. outra forma que eu ja fiz mas foi em outra ocasião foi mostrar para o grupo que caso eles sejam muito repetitivos ou façam coisas iguais, isso pode gerar uma consequencia muito grande para eles. por exemplo esse seu grupo: cade a magia? cade o tank? mas mesmo assim se eles persistirem, eh melhor por na pratica. bota um barbaro ali, um guerreiro aqui q eles vão entender exatamente o problema.