Vou jogar/mestrar D&D pela primeira vez e estou com duvida sobre as dungeons(masmorra, prisões). Quando eu desenho uma masmorra e já defini tudo dentro dela( passagens secretas, armadilhas, quartos, monstros) os meus jogadores podem ver a masmorra completa? tipo, já sabendo quantos quartos tem onde tem monstros. Se não, como eu escondo isso deles?
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É claro que cada um faz o que quiser, mas pensa bem por um instante: qual o sentido de explorar uma dungeon se você já sabe o layout inteiro dela, com todas as salas reveladas e a posição de todos os inimigos conhecida? Qual que é a graça?
O divertido é justamente os jogadores não terem a mínima ideia do que tem ali, então ache um jeito de não jogar com a mão aberta para os outros poderem ter essa experiência. Se você joga online, ferramentas de VTT como roll20 tem opções de revelar / esconder partes do mapa. E se joga presencial, você pode também usar de VTT com um monitor para suporte, ou então usar táticas como imprimir e recortar o mapa em partes, deixar mais na imaginação e definir um dos jogadores para ir desenhando o mapa conforme você descreve o local, ou ir desenhando você próprio.
Quando você visita o site jogos-fortune.com.br será recebido por uma interface atraente e fácil de usar. Com cores vibrantes e gráficos de alta qualidade, o Fortune Mouse certamente irá cativar sua atenção desde o primeiro momento. Prepare-se para se sentir imerso em um ambiente mágico, onde as chances de ganhar grandes prêmios estarão ao seu alcance. A história do Fortune Mouse é baseada no lendário rato da fortuna, um personagem adorável que traz consigo uma imensa sorte. O jogo é ambientado em um cenário encantador que lembra uma floresta misteriosa, com símbolos coloridos e animações divertidas que o manterão entretido durante toda a sua jornada.
O ideal é que você desenhe apenas as áreas das masmorras e não as passagens secretas e localização de monstros, caso contrário seus jogadores vão evitar tais locais através do metajogo (que deve ser evitado).
Se você mestrar uma aventura pronta, por exemplo, terá acesso ao mapa da masmorra na própria aventura, porém, com as sinalizações de passagens e demais coisas que só o DM deve ter acesso. Sempre que mestro uma aventura pronta procuro o mapa da masmorra na internet na versão dos jogadores (sem sinalizações), enquanto uso a versão do DM (com sinalizações) atrás do escudo.
Agora, se você está desenhando a masmorra no grid fica mais fácil evitar que seus jogadores tenham acesso ao mapa com todas as informações (passagens secretas, monstros, etc), o que diminuirá o metajogo e trará surpresas legais durante a exploração da masmorra.
Se você não faz de nenhuma forma como falei acima, pode simplesmente descrever as áreas das masmorras conforme seus personagens avancem por ela. Teatro da mente é importante! Boas descrições e ambientação sonora ajudam muito nessa hora.
No fim das contas, o que quero dizer é: faz sentido que meus jogadores saibam exatamente onde estão os tesouros, inimigos, a entrada e a saída de uma masmorra onde nunca estiveram? Me parece que não.
Nas imagens um exemplo de mapa pro DM e pros jogadores: