Sou mestre de uma campanha de D&D 5ed. Eu criei um mundo enorme e muito interessante para o jogo e a história se envolve em volta de um culto de adoradores de um Dracolich de de Dragão Negro Ancião que está adormecido magicamente e manipula psicologicamente os NPC's para trazê-lo de volta. Porém agora na 3 sessão eu ando perdendo a vontade de continuar porque eu sinto que as coisas no jogo não parecem ter personalidade e nem vida, a história não é tão envolvente e 2 dos meus jogadores não estão nem um pouco interessados e só vem para as sessões porque eu chamo. Alguém tem alguma dica do que fazer?
top of page
Para testar esse recurso, visite seu site online.
Alguma dica para não perder a vontade de jogar?
Alguma dica para não perder a vontade de jogar?
2 respostas1 comentário
Curtir
2 comentários
Fórum
bottom of page
Olá, eu imagino o jogo com duas partes de história, o que existe antes da mesa e o que existe durante a mesa, imagina que realmente escreva páginas de um mundo complexo, os jogadores tem acesso ao que escreveu sobre o mundo, mas os personagem deles podem efetivamente usar algo disso tudo? a história que rola na mesa está em um nível que os personagens vão ter alguma influência nessa história passada e presente do mundo? Se a resposta for perto do "não", imagina que jogar uma mesa é juntar 4 pessoas diferentes, com objetivos diferentes, mas todos contando com você estão interessados em algumas boas sessões de jogo, interagir com npcs e cenários, ter uns combates e resolver alguns conflitos. Isso vem com a experiência em narrar e ter mais jogadores em mesa, 90% dos jogadores pensam no personagem dele e no que ele vai fazer agora, só. Ter páginas de uma história complexa de um mundo rico e vivo, na maioria das vezes não muda nada no que rola durante a sessão, existe uma regra interessante que eu aprendi é a regra de 3, para apresentar algo sempre faça 3 caracteristicas, um mundo, uma vila, um problema, uma sala. essa informação só é importante se o personagem está interagindo diretamente com essa informação, se ele não tem interesse em ver isso, essa informação não precisa existir. Improvisar é fundamental para umas boas sessões de RPG, pode preparar muitas coisas, muitos npc, muita história, muitos lugares, se o jogador não vai atrás disso, ficou tudo como experiência para você, pode encaixar essas peças e ideias em outro lugar, seja mais fluido na sua criação de mundo, menos duro com o que escreve, teste outros jogadores, as pessoas hoje em dia não tem tanto tempo livre e não focam tanto em uma coisa só por tanto tempo, conheça melhor o que cada um gosta de jogar e descubra como você se diverte mais jogando.
Se escrever o mundo complexo com essa história que descreveu é o que gosta, foca nisso, escreve, faz um pdf ou um livro do seu cenário, não precisa publicar ou vender ele, faz algo por que gosta, vai ter muito mais satisfação na vida com algo assim. As mesas de RPG, podem rolar em fragmentos do seu mundo, pedacinhos de história que vão ser contos ou lendas de lugares menores para povoar o mundo, uma campanha de rpg não precisa ser a linha principal de fatos e acontecimentos do seu mundo.