Eu estou interessado em como posso trabalhar com combates mais voltados pra stealth em rpgs de mesa como D&D onde o combate ocorre por turnos.
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Como fazer stealth em RPG de mesa?
Como fazer stealth em RPG de mesa?
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Sua resposta ajudou bastante, é que eu sou meio novato e tava um pouco em dúvida de como poderia rolar uma dinâmica semelhante a stealth.
Valeu pela resposta!
Cara, eu não entendi 100% sua pergunta. Mas vou tentar dar meus 2 centavos.
O combate em si soh existe quando as duas partes estão conscientes de seus inimigos, se uma delas desconhece o inimigo ele seria pego de surpresa. Com isso vc pode fazer rolagens stealth para a aproximação, em seguida rolaria o ataque, caso o ataque seja suficiente para matar o inimigo, okay. Caso não, vc deve pedir ao personagem alguma forma de bloquear o inimigo de gritar ou algo fazer do tipo.
Vc pode conduzir o combate com rolagens q determinam se o personagem conseguiu ou não parar o inimigo de chamar ajuda, rolagens para que a briga faça menos barulho e por ai vai.
Vou dar um exemplo q aconteceu em uma campanha minha, acho q fica mais claro.
Um ladino tinha q libertar os seus companheiros de uma prisão. Ele entrou pela janela do ultimo andar e precisava ir para o subsolo. Tiveram 4 encontros durante esse percurso. Td e qualquer encontro existia a chance de um primeiro momento o guarda tentar para-lo, mas logo em seguida o guarda fugiria pedindo ajuda. Ou seja, ele tinha q neutralizar o guarda de alguma forma.
Para o primeiro guarda, ele pulou do teto e conseguiu mata-lo (pedi um teste de furtividade, e um teste de acrobacia para quando ele caisse fizesse o minimo de barulho e um teste de destreza para que ele conseguisse fazer um ataque limpo). Ele passou em tds, conseguiu uma morte silenciosa e limpa. Escondeu o corpo e prosseguiu. Ele fazia um teste de percepção e de furtividade a cada andar e isso determinava o quão os guardas abaixo perceberiam ele. Ele passou por 2 e não brigou, conseguiu despista-los. O segundo encontro foi um pouco mais tenso, ele atacou o guarda porem não matou, ele então fez um teste de agarrar para conseguir segurar o guarda para não gritar, e logo em seguida fez um outro teste para conseguir diminuir o barulho da batalha. Ele conseguiu mata-lo e ter uma batalha silenciosa, porem o chão ficou td sujo de sangue, impossível alguém não notar. Ele se disfarçou de guarda, usou uma potion que limpou a armadura, e desceu para o subsolo. La tinha 2 guardas, ele conseguiu passar por eles, chamou um pouco de atenção. eles brigaram ele abriu as portas das celas, e começou uma rebelião generalizada. Ele e os companheiros conseguiram fugir depois. Ou seja, 2 dos 4 encontros foram bem furtivos, o ultimo ele perdeu o controle da furtividade como o barulho tava muito alto e os guardas gritando era uma questão de tempo chegar mais guardas.
Qualquer duvida soh perguntar.