Oi gente, estou com uma dúvida. Não sei como deixar a minha aventura mais dinâmica,ou como criar quests secundárias. Estou dividindo a minha aventura em pontos. Ex:o grupo está indo para um castelo, mas eu não sei o que fazer enquanto os viajantes estão indo para o castelo. Não sei se eu coloco uma Quest secundária, ou alguma coisa a mais.
olha... há várias fórmulas, mas a principal (na minha humilde opinião) digo que narrando os detalhes preparando tudo prévia mente, pois isso exige a imaginação dos aventureiros, o que torna mais divertido!
Dá para os jogadores mais momentos para interpretar, deixa eles falando com um npc que tu tenha criado e poe alguma peculiaridade engraçada nele, como por exemplo um personagem que eu criei é um guerreiro muito forte e ajuda o grupo as vezes, mas tem um porem, ele está sempre bêbado e graças a isso ele acaba ajudando a descontrair e as vezes acaba atrapalhando o grupo sem querer e sempre com um toque de humor, ou talvez um ogro bom e um burro falante que andam juntos e que se tornem amigos dos jogadores. Poe situações inusitadas.
EAE, na real criar uma side mission em uma missão maior é uma arte, e até que é facil dps que se aprende.
DICA 1 - Minha recomendação na pratica é se vc joga games jogue
The Witcher 3, eles são até maçantes com isso.
DICA 2 - Da uma checada nesse video que falo sobre isso passo a passo, é simplesmente perfeito pro que vc precisa saber!
Espero ter ajudado. ^ ^
Algo que acho fundamental para deixar o RPG divertido para os jogadores é colocar os personagens deles no coração da campanha.
A trama é o mestre quem cria, mas a história que nasce desta trama cabe aos personagens dos jogadores. Explore muito o background deles, use isto para as side quests ou para criar NPCs interessantes. Tente instigá-los a não fazer personagens com amnésia ou órfãos pois é muito clichê (e não dá muito material para você trabalhar).
Eu recomendo fortemente o livro Guia Completo para Criação de Campanhas Épicas. Acho, de longe, o melhor material publicado sobre o assunto.
Sobre sua dúvida específica do que eles fazem nas viagens, recomendo que invista em eventos aleatórios interessantes. Eu falo eventos pois não necessariamente tem que envolver combate.
IoIo, boa noite. Crie tabelas de encontros aleatórios. Elas ajudam muito a rechear esses momentos de interlúdio e deixam a coisa desconhecida até para o mestre do jogo. Exemplo: Durante a viagem, jogue 1D6 para cada dia ou semana: 1- nada acontece.
2 - Chuva torrencial, é melhor procurar abrigo ou tudo ficará ensopado, perdendo rações e pergaminhos.
3 - Um javali ataca o grupo para proteger seu filhote.
4 - Eles encontram um carroceiro com problemas. Uma das rodas se partiu e ele precisa de ajuda. Recompensará quem ajudar com 1 pp.
5 - Eles encontram uma ruina antiga.
6 - Um dos cavalos do grupo perde a ferradura. Precisarão de um ferreiro rápido ou o cavalo ficará imprestável se continuar a ser montado.
Repare que a tabela pode criar situações interessantes. Trazer um combate rápido para desenferrujar as espadas, oportunidade de interpretação com PdM. Espero ter ajudado.
Filipe Lutalo
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