Um tempo atrás eu parei de mestrar a minha mesa de RPG, pois eu não estava feliz com o resultado das sessões que eu criava. As vezes eram muito legais, outras vezes eram muito monótonas. Assistindo a mesa de outras pessoas (como as do Tchelo, Mestre PedroK, etc.) eu percebi que eu estou num nível bem inferior, e talvez eu só não tenha talento pra mestrar. Isso e mais alguns outros motivos me fizeram parar, mas agora eu to querendo voltar a mestrar novamente, mas aqui estou eu com o mesmo problema. Alguma dica?
Cada mestre tem seu estilo narrativo. Você desenvolverá o seu. O que acha que precisa melhorar?
Filipe Lutalo
www.rpgamesbrasil.com.br
Acho que talvez eu deva desenvolver melhor o cenário. Dar mais opções pra os jogadores. Me aprofundar nos pdm's. Melhorar minha interpretação. entre algumas outras coisas
@Rafa Santos, boa noite. Você está no caminho, porém não se cobre tanto. Lembre-se que RPG é uma construção de todos os jogadores da mesa.
Desenvolva um cenário mais local, em volta dos jogadores e peça ajuda deles para correlacionar as histórias das personagens com o cenário. Quanto a aprofundar nos PdMs preocupe-se apenas com os mais importantes para a trama. Quanto a interpretação, ai é se soltar. Uma vez que conhece bem os PdMs bem conseguirá interpretar melhor. Você pode afinar a voz ou engrossar de acordo com o personagem, porém, o mais interessante é os jogadores entenderem as motivações dos personagens. Vou te indicar alguns post, caso deseje ler: - Torne-se um bom mestre – Parte I - Torne-se um bom mestre – Parte II - Torne-se um bom mestre – Parte III
- Torne-se um bom mestre – Parte IV
- Nem todo Personagem do Mestre precisa de Ficha
Espero que possa te ajudar. Vamos conversando.
@RPGames Brasil Primeiro: Perdão pela demora pra responder. E depois, muito obrigado por responder e por me dar essa "guia", eu estava realmente precisando. Vou ler os posts agora, mas já agradeço de antemão pelo seu tempo, aprecio de verdade.