Geralmente vai da escolha de uso do mestre. Na 5e , o movimento dos personagens pode estar em metros (ou feet , inglês) , ou por quadrados/hexagonos. Dependendo da dimensão especificada em cada mapa, os quadrados podem ter 1,5m , 1m , 3m ou até 6m , é dessa forma que você se move em um combate , ou descobre quão longe as coisas estão em um mapa de cidade, por exemplo.
Quanto ao movimento diagonal, eu também procurei por essa informação e não encontrei. Em pathfinder , era permitido você ter um movimento em diagonal por turno , então você podia utilizar o primeiro movimento seu em diagonal gastando somente o passo padrão do mapa , apartir do segundo movimento em diagonal, você gastaria em dobro, como se movesse normalmente ( para o lado e para cima/baixo) .
Creio que na regra de hexágonos o movimento diagonal seja mais facil e não precisaria de um criterio, embora seria mais benéfico e você teria menos espaço para ser engajado por criaturas, uma vez que o hexagono só libera 6 espaços para ser atacado por inimigos. Isso fica a critério do mestre.
Geralmente vai da escolha de uso do mestre. Na 5e , o movimento dos personagens pode estar em metros (ou feet , inglês) , ou por quadrados/hexagonos. Dependendo da dimensão especificada em cada mapa, os quadrados podem ter 1,5m , 1m , 3m ou até 6m , é dessa forma que você se move em um combate , ou descobre quão longe as coisas estão em um mapa de cidade, por exemplo.
Quanto ao movimento diagonal, eu também procurei por essa informação e não encontrei. Em pathfinder , era permitido você ter um movimento em diagonal por turno , então você podia utilizar o primeiro movimento seu em diagonal gastando somente o passo padrão do mapa , apartir do segundo movimento em diagonal, você gastaria em dobro, como se movesse normalmente ( para o lado e para cima/baixo) .
Creio que na regra de hexágonos o movimento diagonal seja mais facil e não precisaria de um criterio, embora seria mais benéfico e você teria menos espaço para ser engajado por criaturas, uma vez que o hexagono só libera 6 espaços para ser atacado por inimigos. Isso fica a critério do mestre.