Como um mestre iniciante , gostaria de apelar a sabedoria dos mais experientes com uma questão que me surgiu durante meus estudos para mestrar: " é muita presunção criar uma campanha inteira logo na minha primeira mesa? não seria melhor apenas utilizar um mundo que ja conheço?"
Não é problema começar logo de cara com um cenário próprio. Mas comece devagar. Faça um esboço de como é o mundo, mas deixe bem curto. Não se preocupe em criar tudo de uma vez. Comece com os detalhes, intrigas, NPCs e criaturas que rondam uma área pequena. Como uma vila e suas cercanias. Aos poucos, conforme o jogo progredir, vá aumentando o escopo da história e crie seu mundo enquanto a campanha já estiver acontecendo. Isso vai impedir que você perca tempo criando enormes porções da campanha que podem nunca serem vistos pelos jogadores e ainda permite que você mescle suas ideais com os anseios dos jogadores.
@Tchelo comecei a jogar recentemente e minha primeira campanha foi logo como mestre, prq assisti todos os videos sobre monstros do canal e a cada video me vinha uma ideia diferente. Mas toda vez que eu pensava em algo, eu conseguia imaginar duas ou mais aventuras interligadas e nos dias de hoje acabei perdendo o controle... kkkkkkkkkk não que eu esteja achando ruim ou complicado (pelo menos não ainda kkkkkk) mas acabei criando um mundo absurdamente grande envolvendo vários de seus videos... não sei se isso vai me prejudicar lá na frente, mas por enquanto meus jogadores gostaram do que foi apresentado, apesar de alguns errinhos de iniciante... De qualquer forma, mesmo com essa estória absurdamente gigantesca, sempre deixo espaços vazios pra preencher com possíveis ideias novas que surjam (o que acontece todo dia aqui na minha cabeça kkkkkkk) ou possíveis comentarios e ações dos jogadores. Basicamente se trata de um mundo aberto... mas pensei vários passos a frente deles e meio que coloquei "gatilhos" pra ativar as aventuras... sou fanático por videogames e metade das minhas ideias vem da mecânica deles. Então a cada passo que eles dão, pode ou não acontecer de eles toparem com alguma coisa que pensei... caso não aconteça e for uma aventura ou missão secundária que eu gostaria muito que acontecesse, eu tento novamente mais lá na frente, sem esquecer de adaptar e de proporcionar uma experiência maravilhosa pros meus jogadores, claro!
Falei tudo isso meio que por acidente kkkkkkkkkkk mas tudo isso que sou capaz nesse jogo, incluindo minha imaginação, que AINDA BEM que é extremamente fértil, é graças ao seu canal e as suas dicas.
Muito Obrigado por tudo e desejo que continue sempre com esse trabalho maravilhoso! Vc e a Lina são os melhores!
Forte Abraço!
@alex lima de souza valeu Alex! Com o tempo você consegue balancear quando é a hora de apresentar novos desafios. Pegar inspiração de games e filmes também ajuda muito. Bons jogos!
Minha dica é começar pequeno. Crie inicialmente uma vila ou cidade de tamanho medio, uma ou duas masmorras ao redor e o tipo de ambiente. Conforme o jogo for evoluindo naturalmente adicione cidades maiores, intrigas politicas, castelos, megadungeons, reinos, continentes, mundos e etc. faça com que o avanço seja organico. Dê liberdade aos seus jogadores e se permita improvizar.