Eu entendo que um personagem de nível 20 é muito mais poderoso que um de nível 1, mas acho que o fato da proficiência somar o nível do personagem deixa os valores muito exorbitantes (na minha opnião).
Se como regra da casa, em vez de somar o nível do personagem, somar só 1/2 do nível de personagem alteraria muito o sistema de jogo?
Ainda sim seria percebido a diferença de poder entre um personagem de nível 1 e 20.
Pretendendo Narrar Pathfinder 2e, mas essa questão me atormenta. Grato
Não faça isso ,a matemática do jogo requer essa progressão. Na verdade ele ainda espera que os jogadores ganhem um pouco mais do que só as coisas direto da classe já que bônus de itens são essências para o bom balanceamento do jogo (Tanto é que existe uma regra pra progressão automática caso não queria ficar dependente de itens) . Eu suponho que você esteja acostumado com outros sistemas com D&D onde os valores são bem mais baixos; eu também demorei um tempo pra me acostumar mas pode confiar que a matemática do jogo funciona.
Se mesmo assim você insistir em usar um método alternativo essa regra existe na pag 198 do livro do mestre. Também pode ser encontrado no site oficial https://2e.aonprd.com/Rules.aspx?ID=1370