Vi que no exemplo de combate no manual básico, o Ladino soma destreza ao dano do golpe com a adaga, porém não encontrei nenhuma regra que fala que isso é possível, todos os exemplos do livro falam que somente força é utilizada para dano de armas corpo a
top of page
Para ver como funciona, vá para o seu site online.
Pathfinder 2E-Gostaria de saber se tem alguma forma de somar destreza em vez de força ao dano de golpes corpo a corpo e ataques a distância?
Pathfinder 2E-Gostaria de saber se tem alguma forma de somar destreza em vez de força ao dano de golpes corpo a corpo e ataques a distância?
2 respostas1 comentário
Curtir
2 comentários
Fórum
bottom of page
Muito obrigado pela resposta, e você tem total razão, também acho que destreza ao dano seria muito quebrado, mas foi uma duvida que partiu do grupo de jogo, e como não tinha a resposta fui buscar ajuda de especialistas
Olá, tudo bem? :)
A resposta curta que eu te daria é que *oficialmente* não existem muitas maneiras de fazer isso, mas levando em consideração que o jogo é inteiramente seu e você tem total liberdade pra fazer um homebrew, faça como desejar, embora eu não faria isso e te explico o porque:
Até onde vai meus conhecimentos, somente o Ladino do esquema "Ladrão" é que possui isso, e ao meu ver é algo justo essa ser a única exceção, embora eu acharia desequilibrado se não fosse pelo fato de ser apenas corpo-a-corpo. Entenda que o sistema foi pensado para que classes marciais que se baseiam em força sejam SEMPRE aquelas que dão dano de forma mais CONSISTENTE devido ao RISCO que elas correm.
O ladino por sua vez, embora seja considerado marcial, tem um foco voltado a perícias e um poder ofensivo baseado em ataques furtivos de perto. Por isso que a destreza no atributo de dano, embora seja muito forte, ainda assim não é totalmente quebrado porque caso o ladino não consiga abater o alvo isso significa que ele vai ser um candidato a mais para tomar um crítico na cabeça e ter que rolar um simples salvamento contra morte no próximo turno.
No pensamento da Paizo, classes se baseando em destreza para dar dano à distância desvalorizaria as outras classes marciais que se dedicam para serem as melhores em combate frente-a-frente. Afinal, pra que se arriscar a atacar de perto usando força e tomar um ataque crítico (que são frequentes) na fuça se você pode usar um arco que vai dar o mesmo dano e OBRIGAR o oponente a gastar de uma a três ações pra te alcançar? No final o que aconteceria era que os players iriam entender que a técnica de atirar e correr é mais eficiente e os inimigos virariam porcos-espinhos, kkkkkkkk!
Fora que também é importante lembrar que Destreza não é apenas um atributo de acerto para classes que usam acuidade como também é de defesa, sendo por muitas vezes a maior "armadura" que as classes não-marciais tem. Agora imagina destreza te proporcionar acerto, defesa E dano? Meio desequilibrado na minha opinião, não é?
Enfim, acabei me estendendo mas espero que foi para dar profundidade e não para encher linguiça, forte abraço e boas aventuras! o/