PARA SUGESTÕES & ANÚNCIOS

© 2008  RPG Planet | Tchelo e Lina Pascon.

 Desenvolvido por Webcraft Comunicação Ltda.

Notícias!

RPG Planet vai marcar presença no lançamento da versão brasileira de D&D 5E
Conheça os Locathah, nova raça jogável de D&D 5E
Vampiro: A Máscara 5ª edição vai chegar ao Brasil pela Galápagos Jogos
Show More

Fórum

Jan 3

Ataque de Oportunidade vs Caído

4 comentários

Resumo do Resumo, Wyvern voo, lobo deu Ataque de Oportunidade, Lobo coloca Caído. Portanto três perguntas, o Movimento de voar do Wyvern da Ado? Caído pode se colocar como interromper movimento como diz a regra do Ado? Ou se assim for Interromper Movimento não se aplica a Condições?

Jan 3Editado: Jan 3

Vamos por partes. Primeiro, voo, como qualquer movimento provoca ataque de oportunidade sim se estiver se afastando da área de ameaça de uma outra criatura, a menos que a criatura tenha alguma habilidade que evite isso ("fly-by", p.ex, faz exatamente isso). Segundo, o ataque do lobo só deixa caído (prone) se a criatura que ele atacar (e atingir) falhar num teste de força. Terceiro: ataque de oportunidade não PARA o movimento. É que vc primeiro resolve o ataque de oportunidade e aí, se puder, continua o movimento. Essa "interrupção" é no sentido de resolver os efeitos do AdO antes da criatura sair do alcance. Mas se nada impedir que ela continue o movimento, ela continua (o talento Sentinela, p.ex, impede, pois reduz o movimento de uma criatura atingida por AdO a zero, forçando ela a permanecer onde está). Quarto: caído (prone) em criaturas em voo faz elas caírem no chão. E levantar de caído custa metade do movimento. Então o Wyvern provavelmente ainda pode se afastar do lobo mesmo depois de tudo isso, só não vai tão longe (e vai levar algum dano nesse caso).

Jan 3Editado: Jan 3

Eu só citei errado na parte do interromper movimento, faltou um não ali, mas a duvida mesmo era se poderia rolar teste de força do caido em um ataque de oportunidade ou se ficaria interrompendo o movimento o que a regra diz que não pode.

Um ataque de oportunidade PODE interromper o movimento. Certos monstros, p.ex, qd acertam um ataque impôe restrained (o ataque constritor de uma cobra gigante é um, a mordida de um t-rex é outro) e nesse caso o movimento para ali mesmo. O talento Sentinela para o movimento. Claro, se o ado reduzir o inimigo a 0 hp, ele cai ali mesmo. Etc. De qualquer modo, sim, se o ataque da criatura envolve algum efeito adicional (nesse caso o teste de força pra não cair da mordida do lobo) ele se aplica no AdO tb. Note, mais uma vez, que o Wyvern poderia se levantar (gastando metade do movimento) e continuar seu turno.

Posts Mais Recentes
  • No D&D 5E Digamos que eu seja um ladino e use duas adagas, quando eu rolar o ataque com minha ação e ação bônus, posso usar a soma da proficiência no acerto do ataque da segunda mão? Sei que não posso usar o modificador no dano, mas não achei no livro se eu posso ou não usar a soma da proficiência no acerto da segunda mão.
  • Pessoal queria saber neste trecho se o patrulheiros ganha vantagem na iniciativa só quando atacado ou e em todas as lutas? Explorador Nato Você é um mestre em navegar pela natureza, e você reage de forma rápida e decisiva quando atacado. Esta característica lhe fornece os seguintes benefícios:  Você ignora terrenos acidentados.  Você tem vantagem em jogadas de iniciativa.  No seu primeiro turno de combate, você tem vantagem em jogadas de ataque contra criaturas que ainda não fizeram nenhuma ação
  • Olá pessoal! Todas as magias de destruição do paladino funcional do mesmo modo ?