PARA SUGESTÕES & ANÚNCIOS

© 2008  RPG Planet | Tchelo e Lina Pascon.

 Desenvolvido por Webcraft Comunicação Ltda.

Notícias!

RPG Planet vai marcar presença no lançamento da versão brasileira de D&D 5E
Conheça os Locathah, nova raça jogável de D&D 5E
Vampiro: A Máscara 5ª edição vai chegar ao Brasil pela Galápagos Jogos
Show More

Fórum

26 de Jan de 2018

Ataque Furtivo

3 comentários

O dano extra do ataque furtivo Crítica?

26 de Jan de 2018

Sim. Qualquer rolagem de ataque (inclusive ataque com magia, para magias que rolam ataque, como Firebolt, p.ex) em que vc tire 20 no dado é um crítico (o arquétipo campeão do guerreiro sendo o único jeito de ampliar isso). Um crítico sempre acerta, independente de modificadores/AC e dobra todos os DADOS de dano do ataque, inclusive ataque furtivo, destruição divina do paladino, dano extra de magias como Hex/Hunter's Mark, dados extras de dano de armas flamejantes, etc etc. Não dobra nenhum modificador fixo (atributo, talentos como Sharpshooter/Great Weapon Master) etc.

26 de Jan de 2018

Mesmo quando você pega assassino como ladino,que todo ataque furtivo é critico ai ou seja vai criticar a espada e bonús furtivo sempre?

26 de Jan de 2018Editado: 27 de Jan de 2018

Muita calma nessa hora. Assassinate é uma dessas habilidades que enche os olhos e confunde muito. Você só tem o "crítico automático" (se acertar!) contra um inimigo surpreso. Isso só dura, na melhor das hipóteses, um turno. Já o ataque furtivo, SE vc conseguir preencher as condições (ter vantagem no ataque ou aliado em corpo a corpo com o alvo E atacar com arma de finesse/ranged), pode ser aplicado 1x por turno, todo turno.

 

São duas coisas separadas. Primeiro vc precisa determinar se existe surpresa - para isso, o inimigo não pode nem saber que está em uma situação de combate - o ladino conseguiu se aproximar sozinho com uma furtividade alta, p.ex, ganhando da percepção do inimigo, e o inimigo nem sabia que ia ter um combate.

Nessa situação de surpresa, que só dura até o final do primeiro turno do inimigo (mesmo que ele não aja nesse turno), o rogue tem vantagem, e se acertar (a AC) é crítico. Ou seja, o rogue tem que pegar o inimigo desprevenido *E* ganhar na iniciativa.

Outra coisa é a vantagem que o assassino tem nas rolagens de ataque se o inimigo ainda não agiu - isso só vai funcionar na rodada em que tem gente surpresa (se existir surpresa) e na primeira rodada de combate propriamente dito SE o ladino venceu na iniciativa, pq assim que o inimigo tiver seu primeiro turno de verdade (em que ele age), essa vantagem acaba.

 

Texto do livro para surpresa:

 

"SURPRESA

Um grupo de aventureiros se move furtivamente até um

acampamento de bandidos, saltando das árvores e os

atacando. Um cubo gelatinoso desce deslizando por uma

passagem na masmorra, despercebido pelos aventureiros

até engolfar um deles. Nessas situações, um lado da

batalha ganha surpresa sobre o outro.

O Mestre determina quem pode estar surpreso. Se

nenhum dos lados tenta ser furtivo, eles automaticamente

se percebem. Caso contrário, o Mestre compara os testes

de Destreza (Furtividade) de qualquer um escondido com

o valor de Sabedoria (Percepção) Passiva de cada criatura

do lado oposto. Qualquer personagem ou monstro que não

note a ameaça está surpreso no início do encontro.

 

Se você estiver surpreso, você não pode se mover ou

realizar uma ação no primeiro turno de combate, e

também não pode usar uma reação até que aquele turno

termine. Um membro de um grupo pode ser surpreendido

mesmo se outro membro não for."

Posts Mais Recentes
  • No D&D 5E Digamos que eu seja um ladino e use duas adagas, quando eu rolar o ataque com minha ação e ação bônus, posso usar a soma da proficiência no acerto do ataque da segunda mão? Sei que não posso usar o modificador no dano, mas não achei no livro se eu posso ou não usar a soma da proficiência no acerto da segunda mão.
  • Pessoal queria saber neste trecho se o patrulheiros ganha vantagem na iniciativa só quando atacado ou e em todas as lutas? Explorador Nato Você é um mestre em navegar pela natureza, e você reage de forma rápida e decisiva quando atacado. Esta característica lhe fornece os seguintes benefícios:  Você ignora terrenos acidentados.  Você tem vantagem em jogadas de iniciativa.  No seu primeiro turno de combate, você tem vantagem em jogadas de ataque contra criaturas que ainda não fizeram nenhuma ação
  • Olá pessoal! Todas as magias de destruição do paladino funcional do mesmo modo ?