PARA SUGESTÕES & ANÚNCIOS

© 2008  RPG Planet | Tchelo e Lina Pascon.

 Desenvolvido por Webcraft Comunicação Ltda.

Notícias!

RPG Planet vai marcar presença no lançamento da versão brasileira de D&D 5E
Conheça os Locathah, nova raça jogável de D&D 5E
Vampiro: A Máscara 5ª edição vai chegar ao Brasil pela Galápagos Jogos
Show More

Fórum

29 de Jul de 2018

Calcular Desafio

1 comentários

 

Olá sou um mestre relativamente novato e gostaria de saber como calcular o Nível de Desafio dos monstros para saber se a Party está pronta para enfrenta-lo.

29 de Jul de 2018Editado: 29 de Jul de 2018

A fórmula oficial para isso está no guia do mestre, e vc tb encontra sites como Donjon ou Kobold Fight Club que permitem que você monte encontros.

 

Isso dito, tem duas coisas que vc deve levar em consideração - uma é que o sistema é preparado para ter vários encontros no dia de jogo, gastando recursos ao longo deles. Um encontro "mortal" não é mortal se for o único do dia.

 

Na minha mesa eu costumo fazer um grande combate por dia ao invés dos vários recomendados pq acho tedioso (para mim e para os jogadores) ter uma série de encontros medíocres que não são realmente perigosos.

 

Nesse caso vc vai ter que aumentar bastante a dificuldade se quiser desafiar os jogadores, especialmente em níveis mais altos. Infelizmente isso é mais uma arte do que uma ciência, e vc só vai aprender com experiência.

 

Além disso, monstros sozinhos tendem a ser muito mais fracos pq os jogadores tem várias ações e ele só tem um turno - isso é amenizado por ações lendárias um pouco, e vc sempre pode colocar uns "minions" tb.

 

E aqui está um segredo: vc pode ajustar a dificuldade na hora do combate se fizer isso sutilmente. Por exemplo, vc pode mudar o HP total de uma criatura, ou fazer uma onda de novos inimigos entrar para ajudar os monstros, ou fazer algum ajuste nos ataques/habilidades deles... Sempre tenha em mão alguns truques para fazer isso (eu, por exemplo, adoro adicionar ações lendárias a monstros que normalmente não tem) - mas cuidado - não forçe a barra para salvá-los (deus ex-machina) pq isso vai tirar a diversão deles do jogo. É sempre melhor dificultar uma luta que era fácil do que o contrário.

Posts Mais Recentes
  • resistência contra dano cortante, perfurante e concussão da furia também funciona com armas mágicas? Ou é so o dano de armas não magicas que tem essa resistência
  • No D&D 5E Digamos que eu seja um ladino e use duas adagas, quando eu rolar o ataque com minha ação e ação bônus, posso usar a soma da proficiência no acerto do ataque da segunda mão? Sei que não posso usar o modificador no dano, mas não achei no livro se eu posso ou não usar a soma da proficiência no acerto da segunda mão.
  • Pessoal queria saber neste trecho se o patrulheiros ganha vantagem na iniciativa só quando atacado ou e em todas as lutas? Explorador Nato Você é um mestre em navegar pela natureza, e você reage de forma rápida e decisiva quando atacado. Esta característica lhe fornece os seguintes benefícios:  Você ignora terrenos acidentados.  Você tem vantagem em jogadas de iniciativa.  No seu primeiro turno de combate, você tem vantagem em jogadas de ataque contra criaturas que ainda não fizeram nenhuma ação