PARA SUGESTÕES & ANÚNCIOS

© 2008  RPG Planet | Tchelo e Lina Pascon.

 Desenvolvido por Webcraft Comunicação Ltda.

Notícias!

RPG Planet vai marcar presença no lançamento da versão brasileira de D&D 5E
Conheça os Locathah, nova raça jogável de D&D 5E
Vampiro: A Máscara 5ª edição vai chegar ao Brasil pela Galápagos Jogos
Show More

Fórum

Out 26

Duvidas sobre slot de magias.

1 comentários

E ai pessoal minha duvida é a seguinte, a magia " piscar " gasta slot de magia? Pôs pra mim parece um efeito passivo no fim do seu turno e as magias de reação como repreensão infernal tbm gastam?

Out 26Editado: Out 26

Qualquer magia para ser conjurada gasta espaço a menos que seja um truque (magia de nível 0). O que vc chama de "efeito passivo" é qq magia que tenha duração diferente de instantânea. O momento em que conjura a magia é irrelevante pro gasto de espaços. Segue um FAQ sobre magia que talvez tire mais dúvidas:

Magias em D&D 5.0

 

Regra geral para conjuração:

 

São três coisas diferentes: magias conhecidas, preparadas e slots (espaços).

 

Imagine slots como a quantidade de pratos que vc tem na sua casa. Eles representam quantas magias vc pode fazer.

A lista de magias preparadas é seu menu do dia, e as conhecidas são o livro de receitas.

 

Para conjurar uma magia, vc escolhe uma do seu menu, e vc precisa de um prato limpo (um slot não utilizado) que tenha pelo menos o tamanho mínimo necessário (o nível da magia) - se usar um prato maior (nível mais alto), costuma ter efeitos ampliados descritos na própria magia.

 

A maior parte dos conjuradores recupera slots/espaços ("lava os pratos") em descanso longo apenas, que é quando você escolhe as preparadas (menu do dia) também, selecionando dentre as que você conhece (livro de receitas).

 

Note que truques, ou digamos, aperitivos, são contabilizados separados das outras magias (de nível 1 ou mais). Os truques não gastam slots (pratos) e não contam para a quantidade de magias que conhece/prepara. Eles são fixos, mas vc aprende novos em certos níveis.

 

A tabela de cada classe no livro vai dizer quantos truques você conhece e quantos espaços/slots você tem de cada nível de magia conforme o personagem evolui.

 

Regras específicas de classes:

 

Como Bardo (ou Feiticeiro), você conhece apenas algumas magias, e elas são consideradas automaticamente preparadas - é como se tivesse decorado algumas receitas. Quando sobe de nível aprende uma nova e também pode trocar uma das que conhece por outra.

 

O bruxo só tem magias conhecidas, que estão sempre preparadas - e recupera os slots no descanso curto, não longo. Vc começa com um certo número de magias conhecidas, e qd ganha um nível, vc aprende uma nova E pode trocar uma antiga.Note que os espaços/slots dele só evoluem até 5o nível. As magias de 6o-9o nível são conjuradas através da habilidade Mystic Arcanum, que basicamente dá algo "equivalente" a um espaço de 6o, depois 7o, etc. sem chamar de espaço.

 

Como mago, você conhece as magias que estão no seu spellbook (seu livro de receitas). Vc começa com 6 magias no spellbook e aprende 2 novas por nível. Vc tb pode aprender novas magias copiando-as para seu livro (as regras estão na descrição da classe). Dessas magias do spellbook vc prepara uma quantidade igual ao seu nível de mago + modificador de int todo dia. Note que magias com a identificação de "ritual" podem ser feitas como rituais (sem gastar slot/prato, passando 10 minutos conjurando) mesmo que não tenha preparado, desde que estejam no seu spellbook.

 

Como Clérigo, vc conhece todas as magias de clérigo - vc recebe o "livro completo de receitas divinas" qd aprende a classe, mas prepara um cardápio de X magias diferentes todo dia, onde X = nível (de clérigo) + modificador de sabedoria. As magias de domínio são consideradas automaticamente preparadas (é como se tivesse memorizado a receita), mas gastam slot (prato) normalmente.

 

Como Druida, vc conhece todas as magias de druida - vc recebe o "livro completo de receitas divinas da natureza" qd aprende a classe, mas prepara um cardápio de X magias diferentes todo dia, onde X = nível (de druida) + modificador de sabedoria. Ao final de cada descanso longo, pode trocar essa lista, escolhendo dentre todas as magias de druida que vc pode conjurar (p.ex, um Druida de nível 3 escolhe magias de nível 1 e 2).

 

Paladino tb conhece todas as magias de paladino, funcionando similar ao clérigo e druida, mas prepara só mod de carisma + metade do nível de paladino (por ser um meio-conjurador). As magias do seu voto (devoção, anciões, etc) são consideradas automaticamente preparadas, mas gastam slot normalmente. E ele não aprende truques (as magias de nível 0).

 

 

Ps1: Rituais

Certas magias têm uma marcação especial: ritual. A magia pode ser conjurada seguindo as regras normais para ser conjurada ou ela pode ser conjurada como um ritual. A versão em ritual da magia demanda 10 minutos

a mais do que o normal para ser conjurada. O ritual não gasta o espaço de uma magia, logo ele não pode ser conjurado como uma magia de nível superior.

Para conjurar a magia como um ritual é preciso que sua classe permita (clérigo, mago e druida, por exemplo), ou que você tenha alguma habilidade que permita, como a do livro de rituais do bruxo do tomo, ou o talento Ritual Caster.

O conjurador também deve ter a magia preparada ou tê-la na sua lista de magias conhecidas, a menos que a característica para o uso do ritual do personagem especifique o contrário, tal como acontece com o mago.

 

Ps2: Focos arcanos/druídicos, símbolo sagrado, saco de componentes.

 

Esses itens são usados para substituir/fornecer os componentes materiais de magias que *não* tenham custo especificado em GP (moedas de ouro) na descrição da magia.

Quando a magia tiver um componente com custo em GP, isso precisa ser adquirido separadamente, mas a magia vai dizer se é consumido ou não (e portanto se precisa ser comprado uma ou múltiplas vezes).

P.ex, Orbe Cromática exige uma gema de 50 gp, que precisa ser adquirida separadamente, mas não é consumida pela magia e portanto só precisa ser comprada uma vez.

Reviver exige 300 GP em diamantes, que são consumidos pela magia. Cada conjuração dessa magia exigirá a aquisição de 300 GP em diamantes.

Note que a mão que segura o foco/saco de componentes também pode ser usada para fazer o gestual da magia (somático).

 

Ps3: Tipos de Magia

 

Magias têm 3 tipos básicos, a descrição de cada uma vai te dizer qual se encaixa:

 

1 - Funciona automaticamente, ou com certas condições. Conjurou, aconteceu.

Um exemplo é o truque Luz. Não existe teste - você gastou uma ação para fazer a magia, a luz está lá.

É claro que isso não funciona em caso de áreas antimagia, pode ser anulada por contramágica, essas coisas, mas isso vale para qualquer magia.

 

2 - O conjurador rola um spell attack - rola d20 e soma seu spell attack bonus (modificador do atributo de conjuração+proficiência) para acertar a CA do alvo.

Acertou (total igual ou maior), rola o dano.

O truque Firebolt é um exemplo desse tipo de magia.

Note que, como qualquer outro ataque, um 20 no dado é um crítico - acerta automaticamente e dobra todos os dados de dano.

 

3 - Ela é resistida pelo(s) alvo(s) com um saving throw.

O DC de magia, o número que precisa ser conseguido no save do alvo, é 8+mod do atributo de conjuração+proficiência do conjurador, e o atributo usado no save é definido pela magia.

Exemplo: Fireball é resistida por um saving throw de dex dos alvos na área de efeito. Se o mago que conjurou a bola de fogo está no nível 5 e tem inteligência 16, a dificuldade desse save é 14 (8+3+3).

Em boa parte dos casos, o alvo passar no save (rolar total igual ou maior) significa que toma metade do dano - a magia vai dizer.

 

Ps4: Concentração

 

Magias que tenham uma duração de concentração tem as seguintes características:

- Apenas uma pode ser mantida a qualquer momento. Se conjurar outra magia de concentração, perde a primeira. Pode conjurar magias que não sejam de concentração sem problemas.

- Se tomar dano enquanto está mantendo uma magia de concentração, deve fazer um saving throw de constituição, dificuldade 10 ou metade do dano, o que for maior, para manter a magia.

- Cancelar voluntariamente uma magia em que está se concentrando antes da sua duração máxima (descrita na magia) pode ser feito a qq momento, sem gastar nenhum tipo de ação

 

Ps5: Pergaminhos

 

Para conjurar a magia de um pergaminho a magia tem que estar na sua lista de classe (feiticeiro, bruxo, mago, etc).

Se vc ainda não tem acesso ao nível da magia (p.ex, um feiticeiro de 5o nível, que só tem espaços até 3o, tentando fazer uma magia de 4o círculo), vc faz um teste, DC 10+nível da magia, somando o modificador do seu atributo de conjuração. De qq modo, sucesso ou falha, o pergaminho gasta e desaparece.

Para criar pergaminhos, o livro Xanathar's Guide tem regras para criação de item mágico pela raridade, e o DMG explica a raridade dos pergaminhos na parte de itens mágicos.

 

Ps6: Multiclasse

 

Caso vc tenha níveis em mais de uma classe conjuradora, vc soma os níveis de conjurador (metade se meio-conjurador como paladino, 1/3 se for de arquétipos como cavaleiro/trapaceiro arcano, tudo arredondado pra baixo) pra determinar os espaços/slots/pratos disponíveis, mas as magias conhecidas/preparadas (cardápio/livro de receitas) são separadas por classe.

 

Ps7: Vídeos (em português)

 

Mostrando uma ficha de mago sendo criada - https://www.youtube.com/watch?v=XYI3eWMusK0

 

Falando sobre magias em geral - https://www.youtube.com/watch?v=YzPCfNmh4d8

Posts Mais Recentes
  • resistência contra dano cortante, perfurante e concussão da furia também funciona com armas mágicas? Ou é so o dano de armas não magicas que tem essa resistência
  • No D&D 5E Digamos que eu seja um ladino e use duas adagas, quando eu rolar o ataque com minha ação e ação bônus, posso usar a soma da proficiência no acerto do ataque da segunda mão? Sei que não posso usar o modificador no dano, mas não achei no livro se eu posso ou não usar a soma da proficiência no acerto da segunda mão.
  • Pessoal queria saber neste trecho se o patrulheiros ganha vantagem na iniciativa só quando atacado ou e em todas as lutas? Explorador Nato Você é um mestre em navegar pela natureza, e você reage de forma rápida e decisiva quando atacado. Esta característica lhe fornece os seguintes benefícios:  Você ignora terrenos acidentados.  Você tem vantagem em jogadas de iniciativa.  No seu primeiro turno de combate, você tem vantagem em jogadas de ataque contra criaturas que ainda não fizeram nenhuma ação