PARA SUGESTÕES & ANÚNCIOS

© 2008  RPG Planet | Tchelo e Lina Pascon.

 Desenvolvido por Webcraft Comunicação Ltda.

Notícias!

RPG Planet vai marcar presença no lançamento da versão brasileira de D&D 5E
Conheça os Locathah, nova raça jogável de D&D 5E
Vampiro: A Máscara 5ª edição vai chegar ao Brasil pela Galápagos Jogos
Show More

Fórum

Out 21

Dúvidas testes de resistência

6 comentários

Eu cheguei a ler no livro de regras básicas mas não sei se entendi direito quando e como devo usar Por exemplo: Um goblin acerta um ataque em um ladino da minha pt e ele pode (ou deve?) fazer um teste de resistência de destreza caso ele queira desviar ou algo assim? E sobre a aventura de Phandelver e as fichas prontas que vem juntas, os personagens realmente só tem aquela quantidade de vida mesmo? Achei muito baixa pois jogando hoje um personagem na minha pt tomou 2d6 de concussão pq caiu de um terreno e eu achei estranhamente alto pra personagens nível 1 Agradeço desde já :)

Out 21Editado: Out 21

Um ataque tem uma rolagem para acertar, Paulo. É um d20 + o bonus de ataque (na ficha do monstro já vem o total, mas é modificador de atributo + bonus de proficiência). Se igualar ou superar a AC do alvo, o ataque acerta e vc rola o dano. Não existe teste para desviar. A destreza já é incluída na AC do alvo (dependendo aí da armadura, claro - se usar armadura pesada p.ex, a dex não entra). Testes de resistência são usados para outras coisas: p.ex, se uma armadilha é acionada, pode rolar teste de resistência de dex para não cair no fosso. ou para tomar menos dano de um bafo de dragão, ou para resistir a certas magias, etc. Quanto às fichas de phandelver - não tenho a aventura em mãos, mas que me lembre os personagens começam nos 1os níveis - e nesses níveis são frágeis mesmo. Aos poucos, ganhando xp e subindo de nível, isso começa a ser amenizado. Recomendo sempre usar a média+1 do dado que o livro sugere ao invés de rolar vida todo turno, especialmente nos 1os níveis (lembre que no 1o nível o dado é cheio, e vc sempre soma mod de constituição).

AC que vc diz é a armadura de classe? Ai no caso um mago que usa roupas simples adiciona destreza e um guerreiro que usa cota de malha eu adiciono algo ou não? E sobre a questão do dano esse 5 na frente da parte que mostra os dados também é adicionado ao dano, certo ?

 

Classe de Armadura, CA em português. No livro do jogador tem uma seção de armaduras que explica isso direitinho. Esse 5 é dano médio. Você pode rolar o d6 e somar 2 , ou usar 5 sem rolar o dado.

@David Lehmann Entendi :) No livo de regras básicas fala sobre mas não explica sobre os testes até onde eu li Vou dar uma olhada no livro do jogador! Obrigado

Ah, só mais uma coisa Abaixo dos status das criaturas tem uma quantidade de XP no caso um goblin por exemplo mostra "1/4 50xp" como deve ser distribuida essa experiência? Total para quem eliminou o goblin ou pra pt?

Carregar mais respostas
Posts Mais Recentes
  • resistência contra dano cortante, perfurante e concussão da furia também funciona com armas mágicas? Ou é so o dano de armas não magicas que tem essa resistência
  • No D&D 5E Digamos que eu seja um ladino e use duas adagas, quando eu rolar o ataque com minha ação e ação bônus, posso usar a soma da proficiência no acerto do ataque da segunda mão? Sei que não posso usar o modificador no dano, mas não achei no livro se eu posso ou não usar a soma da proficiência no acerto da segunda mão.
  • Pessoal queria saber neste trecho se o patrulheiros ganha vantagem na iniciativa só quando atacado ou e em todas as lutas? Explorador Nato Você é um mestre em navegar pela natureza, e você reage de forma rápida e decisiva quando atacado. Esta característica lhe fornece os seguintes benefícios:  Você ignora terrenos acidentados.  Você tem vantagem em jogadas de iniciativa.  No seu primeiro turno de combate, você tem vantagem em jogadas de ataque contra criaturas que ainda não fizeram nenhuma ação