PARA SUGESTÕES & ANÚNCIOS

© 2008  RPG Planet | Tchelo e Lina Pascon.

 Desenvolvido por Webcraft Comunicação Ltda.

Notícias!

RPG Planet vai marcar presença no lançamento da versão brasileira de D&D 5E
Conheça os Locathah, nova raça jogável de D&D 5E
Vampiro: A Máscara 5ª edição vai chegar ao Brasil pela Galápagos Jogos
Show More

Fórum

Jan 22

Preciso rolar para acertar magias?

3 comentários

Quando quero soltar uma magia ignoro a c.a, ou tenho q fazer uma rolagem para acertar?

Só se a magia deixar claro que sim. Inclusive, seu bônus de ataque das suas magias serve pra isso

Jan 22
Melhor Comentário

Tipos de Magia

Magias têm 3 tipos básicos, a descrição de cada uma vai te dizer qual se encaixa:

1 - Funciona automaticamente, ou com certas condições. Conjurou, aconteceu. Um exemplo é o truque Luz. Não existe teste - você gastou uma ação para fazer a magia, a luz está lá. É claro que isso não funciona em caso de áreas antimagia, pode ser anulada por contramágica, essas coisas, mas isso vale para qualquer magia.

2 - O conjurador rola um spell attack - rola d20 e soma seu spell attack bonus (modificador do atributo de conjuração+proficiência) para acertar a AC do alvo. Acertou (total igual ou maior), rola o dano. O truque Firebolt é um exemplo desse tipo de magia. Note que, como qualquer outro ataque, um 20 no dado é um crítico - acerta automaticamente e dobra todos os dados de dano.

3 - Ela é resistida pelo(s) alvo(s) com um saving throw. O DC de magia, o número que precisa ser conseguido no save do alvo, é 8+mod do atributo de conjuração+proficiência do conjurador, e o atributo usado no save é definido pela magia. Exemplo: Fireball é resistida por um saving throw de dex dos alvos na área de efeito. Se o mago que conjurou a bola de fogo está no nível 5 e tem inteligência 16, a dificuldade desse save é 14 (8+3+3). Em boa parte dos casos, o alvo passar no save (rolar total igual ou maior) significa que toma metade do dano - a magia vai dizer.

Posts Mais Recentes