Sim, sempre vem na descrição da magia se vai ser necessário fazer um teste para acertar ou se o alvo vai fazer um teste para resistir ao efeito e tomar apenas metade do dano, um exemplo de magia q é feito o teste de resistência é "Paralisar pessoa", uma magia q não se pode resistir por exemplo é "mísseis mágicos".
Magias têm 3 tipos básicos, a descrição de cada uma vai te dizer qual se encaixa:
1 - Funciona automaticamente, ou com certas condições. Conjurou, aconteceu.
Um exemplo é o truque Luz. Não existe teste - você gastou uma ação para fazer a magia, a luz está lá.
É claro que isso não funciona em caso de áreas antimagia, pode ser anulada por contramágica, essas coisas, mas isso vale para qualquer magia.
2 - O conjurador rola um spell attack - rola d20 e soma seu spell attack bonus (modificador do atributo de conjuração+proficiência) para acertar a CA do alvo.
Acertou (total igual ou maior), rola o dano.
O truque Firebolt é um exemplo desse tipo de magia.
Note que, como qualquer outro ataque, um 20 no dado é um crítico - acerta automaticamente e dobra todos os dados de dano.
3 - Ela é resistida pelo(s) alvo(s) com um saving throw.
O DC de magia, o número que precisa ser conseguido no save do alvo, é 8+mod do atributo de conjuração+proficiência do conjurador, e o atributo usado no save é definido pela magia.
Exemplo: Fireball é resistida por um saving throw de dex dos alvos na área de efeito. Se o mago que conjurou a bola de fogo está no nível 5 e tem inteligência 16, a dificuldade desse save é 14 (8+3+3).
Em boa parte dos casos, o alvo passar no save (rolar total igual ou maior) significa que toma metade do dano - a magia vai dizer.
@Guilherme Luz Bueno Uma magia como bola de fogo tem um teste de resistência de destreza. Alguém com resistência a magia rola o teste com vantagem (dois d20, fica com o maior). Se passar, como descrito na magia, toma metade do dano.Cuidado pq isso é diferente de ter resistência a dano mágico (resistência a um tipo de dano é tomar metade dele, arredondado pra baixo). Cada criatura vai ter na sua descrição como a sua resistência a magia funciona.Em algum caso onde a criatura tenha tanto resistência a magia quanto resistência ao dano, ela rola o teste com vantagem e, se passar, toma metade da metade.
Entendi, portanto a magia so pode ser resistida penas se conter em sua descrição?
Resistência a magia significa que rola qq teste de resistência contra magias (feitiços) com vantagem.