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29 de Mar de 2018

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2 comentários

Eu e os meus amigos estava-mos a jogar uma aventura e sempre que eles matavam um monstro (ou bandido) eles queriam tirar-lhe os bens, no entanto eu gostava que eles não o fizessem isso, pois eu projetei a aventura para que eles não levassem tudo.

ps: Para além disso eles estão sempre à procura de lojas para comprar itens.

ps2: Eu pensei em por um limite de peso para eles não poderem levar tudo mas não sei qual limite é esse.

29 de Mar de 2018Editado: 29 de Mar de 2018

Bem, o impulso de fazer "loot" nos cadáveres dos inimigos é natural, creio que seja algo que você vá precisar levar em conta quando estiver planejando a aventura, e não um comportamento que você precise mudar nos jogadores.

 

O jeito mais fácil de resolver isso é ter inimigos/monstros que não CARREGAM tesouro. Mesmo inimigos humanóides podem ter apenas algumas armas velhas e armaduras de menor valor, p.ex, e muitos monstros simplesmente não tem equipamento (embora alguns podem ter partes que possam ser vendidas, p.ex, lobos teriam peles - mas aí vc precisará pedir que alguém faça um teste de sobrevivência, p.ex, para extrair isso - e ainda precisarão achar quem compre).

 

Normal procurar lojas para vender itens - se forem itens comuns como armas, armaduras, certamente deve ser fácil encontrar quem compre... Itens mais caros/exóticos precisarão de mais esforço - depende da ambientação da sua campanha, claro, mas em grandes cidades é provável que achem comprador para praticamente qualquer coisa.

 

Lembre que, em geral, NPCs vão comprar equipamento usado pela metade do valor de venda do livro, às vezes até menos dependendo do estado.

 

A parte do peso é fácil. Existem duas regras de "encumbrance", que é o quanto um personagem pode carregar.

 

A regra normal de capacidade de carga de cada personagem é 15x o atributo de força (em pounds). Ou seja, se o personagem tiver força 15, ele carrega 225 pounds.

Existe uma regra *variante* para isso no Guia do Mestre, reproduzo abaixo em inglês, que vc pode usar ao invés da regra acima (rápida tradução - peso acima de 5x força = deslocamento reduz em 10 ft. peso acima de 10x a força, velocidade cai em 20 e tem desvantagem em quase tudo):

" If you carry weight in excess of 5 times your Strength score, you are encumbered, which means your speed drops by 10 feet.

If you carry weight in excess of 10 times your Strength score, up to your maximum carrying capacity, you are instead heavily encumbered, which means your speed drops by 20 feet and you have disadvantage on ability checks, Attack rolls, and saving throws that use Strength, Dexterity, or Constitution. "

30 de Mar de 2018

Muito obrigado pela resposta ajudou muito.

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