PARA SUGESTÕES & ANÚNCIOS

© 2008  RPG Planet | Tchelo e Lina Pascon.

 Desenvolvido por Webcraft Comunicação Ltda.

Notícias!

RPG Planet vai marcar presença no lançamento da versão brasileira de D&D 5E
Conheça os Locathah, nova raça jogável de D&D 5E
Vampiro: A Máscara 5ª edição vai chegar ao Brasil pela Galápagos Jogos
Show More

Fórum

1 de Jul de 2018

Variações do tamanho das armas

5 comentários

Olá, gostaria de tirar uma dúvida q não encontro resposta em lugar algum: No D&D 3.5 tinha os danos diferentes para as armas com tamanhos diferentes, por exemplo: um arco composto longo para personagem médio, grande e pequeno. Nesta 5ª edição não consigo encontrar em nenhum lugar como fazer essas adaptações para todas as outras armas... Desde já agradeço e parabéns pelo site/canal (you tube)

2 de Jul de 2018Editado: 2 de Jul de 2018

A 5a opta por um caminho de simplificação. Personagens pequenos usam, em grande medida, as mesmas armas de um personagem médio (com algumas exceções, eles não conseguem usar armas com a característica "heavy", p.ex., como a espada de duas mãos ou arco longo), e não existem personagens grandes - pelo menos não com as raças oficiais. Agora, existem efeitos e magias que podem aumentar o personagem, como p.ex Enlarge, magia de 2o nível. Nesse caso a própria magia explica: a arma grande (ela aumenta junto com o personagem) causa 1d4 a mais de dano.

2 de Jul de 2018

Em primeiro lugar, obrigado pela resposta David.

Então nesse caso, um Gnomo Guerreiro que tenha combate com 2 armas pode usar 2 espadas longas, assim como um Humano ou Draconato e causar (1D8 + FOR + Proficiência) na ação e na ação bônus? Eu não entendi muito bem então qual a penalidade um personagem pequeno tem em relação ao médio ou ao grande. Não existe mesmo?

2 de Jul de 2018Editado: 2 de Jul de 2018

Não existe penalidade em si para raças pequenas, além da restrição de não poder usar armas que tenham a característica "heavy" (e uma pequena redução em deslocamento tb, as raças pequenas costumam andar 5 quadrados ao invés de 6).

 

Contudo seu exemplo tem alguns erros.

 

Primeiro, esclarecimentos sobre combater com duas armas:

 

Qq personagem pode combater com duas armas na 5a edição, usando duas armas de corpo a corpo com a característica *leve* (como a espada curta, por exemplo), uma em cada mão. Qd usa sua ação para atacar, vc pode atacar uma vez na ação bonus com a "outra mão". Contudo, esse ataque da outra mão na ação bonus não soma o atributo no dano.

 

O talento Dual Wield permite usar duas armas não leves de uma mão (como rapieiras ou espadas longas).

 

O estilo de combate "Combate com Duas Armas" (do ranger, fighter ou paladino) permite somar o atributo no dano da "outra mão".

 

Lembre que você só pode sacar uma arma como sua "interação grátis com objeto" do turno. Se estiver com as mãos vazias, só poderá atacar com duas armas no turno seguinte (o talento Dual Wield permite sacar duas armas no mesmo turno).

 

Em segundo lugar, rolagens de dano não incluem proficiência. O dano de uma espada longa é 1d8+força apenas (e no caso do combate com duas armas, para entrar a força no dano do ataque na ação bonus é necessário ter o estilo de luta apropriado). A proficiência entra na rolagem de ataque (junto com o atributo).

2 de Jul de 2018

Você precisará fazer um esforço consciente para "desaprender" a 3.5. A 5a edição é bem diferente, e carregar a bagagem da 3.5 só vai te atrapalhar.

2 de Jul de 2018

Valeu David, obrigado pelos esclarecimentos!! Realmente havia feito uma bagunça com todas as informações... hehe

Posts Mais Recentes
  • resistência contra dano cortante, perfurante e concussão da furia também funciona com armas mágicas? Ou é so o dano de armas não magicas que tem essa resistência
  • No D&D 5E Digamos que eu seja um ladino e use duas adagas, quando eu rolar o ataque com minha ação e ação bônus, posso usar a soma da proficiência no acerto do ataque da segunda mão? Sei que não posso usar o modificador no dano, mas não achei no livro se eu posso ou não usar a soma da proficiência no acerto da segunda mão.
  • Pessoal queria saber neste trecho se o patrulheiros ganha vantagem na iniciativa só quando atacado ou e em todas as lutas? Explorador Nato Você é um mestre em navegar pela natureza, e você reage de forma rápida e decisiva quando atacado. Esta característica lhe fornece os seguintes benefícios:  Você ignora terrenos acidentados.  Você tem vantagem em jogadas de iniciativa.  No seu primeiro turno de combate, você tem vantagem em jogadas de ataque contra criaturas que ainda não fizeram nenhuma ação