Olá pessoal.
Minha dúvida é: Um bordão pode ser usado como foco arcano? Ou também um cajado e/ou bastão podem ser considerados armas como um bordão (e seu respectivo dano e etc.)?
Podemos usar este tópico para tirar dúvidas sobre utilização de armas em geral.
Valeu David.
Estava finalizando e revisando um personagem meio-elfo feiticeiro e surgiu esta dúvida.
Apesar de como você disse o dano ser baixo considerando o modificador de força (-1 no caso rsrsrs) principalmente considerando as magias não deixa de ser útil em algum momento, ainda mais que eremitas são proficientes com bordões, que é o caso.
Sim. Você pode usar um cajado/bordão (quarterstaff) tanto como arma quanto foco arcano/druídico. Com o dano conforme descrito (1d6 em uma mão, 1d8 em duas). De qq modo, isso é raramente relevante para um não-druida - é uma arma de força, algo que conjuradores raramente tem em abundância, então o ataque e dano ficam fracos.
(A exceção pro druida é que ele pode usar o truque Shillelagh para transformar seu bordão em uma arma mágica baseada em sabedoria, algo bem útil, especialmente nos primeiros níveis)
Fora isso, o novo Xanathar's Guide apresenta dois outros jeitos de usar a arma como foco. Um é a invocação Improved Pact Weapon para o bruxo do pacto da lâmina. Outra é um item mágico que é uma gema que pode ser fixada em uma arma para permitir que seja usada como foco.