Sempre que eu for atacar alguma criatura, preciso tirar no dado um número maior do que o CA dela? Porque se for assim, vai ser bem difícil eu causar algum dano com uma espada curta (que dá 1d6 de dano), em uma criatura com CA de 15, por exemplo.
28 de Set de 2018 · Editado: 28 de Set de 2018
São duas coisas diferentes. Uma é a rolagem de ataque, outra é de dano. A rolagem de ataque é um D20 + seu bonus de ataque. Digamos que seja um guerreiro de 1o nível atacando com a tal espada curta, e ele tem força 16 (e portanto um modificador de +3). O bonus de ataque então será +3+2 (bonus de proficiência, pq ele é proficiente com a espada curta), totalizando +5. Ele rola um d20, e se tirar pelo menos 10 no dado (mais de 50% de chance!) ele acerta a tal CA de 15 (precisa igualar ou ficar maior).
Aí uma vez acertado o ataque, ele rola o dano, que vai ser o tal 1d6+força, no caso, portanto 1d6+3 (a proficiência não entra no dano, só no ataque).
Entendeu?
Entendiii, obrigado pela resposta. Estou jogando D&D com uns amigos de colégio, é o nosso primeiro RPG, mas nosso mestre já jogou alguns, porém ele ainda falha muito com as regras e não procura entendê-las.
Caso eu seja um bárbaro nivel 1 e ative minha fúria, o dano de +2 que eu ganho da fúria é aplicado no D20 do ataque ou no dado da minha arma (por exemplo 1d12 do meu machado)?
@Carlos Eduardo A rolagem de d20 é a rolagem de ATAQUE, o d12 no caso é a rolagem de DANO. A fúria ajuda no dano. Para melhorar o ataque, existe a habilidade de nível 2, ataque imprudente.
São duas coisas diferentes. Uma é a rolagem de ataque, outra é de dano. A rolagem de ataque é um D20 + seu bonus de ataque. Digamos que seja um guerreiro de 1o nível atacando com a tal espada curta, e ele tem força 16 (e portanto um modificador de +3). O bonus de ataque então será +3+2 (bonus de proficiência, pq ele é proficiente com a espada curta), totalizando +5. Ele rola um d20, e se tirar pelo menos 10 no dado (mais de 50% de chance!) ele acerta a tal CA de 15 (precisa igualar ou ficar maior). Aí uma vez acertado o ataque, ele rola o dano, que vai ser o tal 1d6+força, no caso, portanto 1d6+3 (a proficiência não entra no dano, só no ataque). Entendeu?
Entendiii, obrigado pela resposta. Estou jogando D&D com uns amigos de colégio, é o nosso primeiro RPG, mas nosso mestre já jogou alguns, porém ele ainda falha muito com as regras e não procura entendê-las.
Caso eu seja um bárbaro nivel 1 e ative minha fúria, o dano de +2 que eu ganho da fúria é aplicado no D20 do ataque ou no dado da minha arma (por exemplo 1d12 do meu machado)?
@Carlos Eduardo A rolagem de d20 é a rolagem de ATAQUE, o d12 no caso é a rolagem de DANO. A fúria ajuda no dano. Para melhorar o ataque, existe a habilidade de nível 2, ataque imprudente.