Eu recentemente comecei a jogar com uma personagem Paladina. Estou fazendo uma construção focada em defesa e acabei pegando escudo e "Defesa" como estilo de luta. Queria saber quais são as regras ou se há regras sobre ataque com escudo e suas referências nos livros. Meu mestre é muito atado ao livro e não aceita regra "da casa" por assim dizer.
A regra é - arma improvisada, 1d4 de dano (+ força), e vc não adiciona proficiência no ataque (a menos que tenha o talento tavern brawler). Sem contar com as desvantagens de usar duas armas, se estiver pensando em fazer isso na ação bonus (nesse caso vc nem adiciona a força no dano, p.ex). Regra pra arma improvisada está no livro do jogador, página 147-148 no inglês. Ataque com duas armas está no capítulo de combate se não me engano. É uma péssima opção mecânica. Pegue o talento mestre do escudo que será mais útil. É pra isso que ele serve. Derrubar oponente no chão com ação bonus dá vantagem em todos os seus ataques e o de aliados próximos, e desvantagem nos ataques do inimigo. A questão é bem simples: vc quer mais defesa ou mais ataque? ou vc usa escudo ou uma segunda arma (ou arma de duas mãos). Pq as pessoas insistem tanto em ter ambos?
Será que o escudo pode ser considerado arma leve para propósito de atacar na ação bônus? Salvo meus smites mágicos (Que não são os Divine Smites) minha ação bônus está inutilizada.
Então Lisbela, o Livro do Jogador acaba não ajudando muito nessa parte por terem "esquecido" de incluir estatísticas do escudo como arma na lista de armas. Essas estatísticas apareciam em uma edição passada. Enfim, o peso do escudo é de 3kg, o dobro do peso das armas mais pesadas da lista e que tem a característica "leve". Por isso acho que ele não tem essa característica.
Creio que o talento "Mestre de Escudo" que o David mencionou acima seja mais interessante para sua paladina. Aguarde até poder pegá-lo ou repense sua necessidade do escudo, quem sabe uma segunda arma (leve) faça mais sentido pra vc.