É uma questão dificil, já que não existe uma definição por RAW do que é um inimigo. Eu acredito que por RAI, até onde vi em materiais de jogo baseado no Adventurers League, inimigo seria uma criatura que está hostil a um personagem do jogador, alem disso, outra coisa que sempre foi dita pelos designers de jogo é, uma magia faz somente o que está escrito no magia. Agora irei responder o que acredito levando isso em consideração.
Usando o raciocionio acima, Mãos Mágicas (Mage Hand) não seria um inimigo, ela é uma magia que não gera uma criatura, não tem nada na descrição sobre ajudar ou ameaçar, não interege com criaturas e nem pode fazer ataques, logo ela não auxilia no ataque furtivo. Existe uma segunda coisa que corrobora com esse pensamento, o Trapaceiro Arcano no nivel 13 pode usar sua ação bonus para que a Mão Magica distraia um inimigo fazendo com que ele ganhe vantagens no ataque, assim ele pode usar o ataque furtivo, note que isso não dita nada nas regras, só reforça o pensamento.
Agora, a magia Convocar Animais (Summon Beast) trás para batalha uma criatura, e se é uma criatura ameaçando o alvo do ladino, então tem ataque furtivo, já que é um inimigo 1,5m adjacente do alvo. Aqui é sem misterio.
Lembrando que sobre a magia Mãos Magicas, eu falei o que eu cosidero correto por regra, mas é uma zona cinza, então converse com mestre ou se você for o mestre pense sobre o assunto, faça testes de um ou dois combates, veja se ficaria muito apelativo e se iria tirar a graça do combate. O que vale a diversão sua e do grupo.
*RAW: Rules As Written (As Regras como estão escritas) ou, lendo as regras de uma forma literal
*RAI: Rules As Intended (As Regras como pretendido) ou, as regras como foram pensadas pelos criadores,
É uma questão dificil, já que não existe uma definição por RAW do que é um inimigo. Eu acredito que por RAI, até onde vi em materiais de jogo baseado no Adventurers League, inimigo seria uma criatura que está hostil a um personagem do jogador, alem disso, outra coisa que sempre foi dita pelos designers de jogo é, uma magia faz somente o que está escrito no magia. Agora irei responder o que acredito levando isso em consideração.
Usando o raciocionio acima, Mãos Mágicas (Mage Hand) não seria um inimigo, ela é uma magia que não gera uma criatura, não tem nada na descrição sobre ajudar ou ameaçar, não interege com criaturas e nem pode fazer ataques, logo ela não auxilia no ataque furtivo. Existe uma segunda coisa que corrobora com esse pensamento, o Trapaceiro Arcano no nivel 13 pode usar sua ação bonus para que a Mão Magica distraia um inimigo fazendo com que ele ganhe vantagens no ataque, assim ele pode usar o ataque furtivo, note que isso não dita nada nas regras, só reforça o pensamento.
Agora, a magia Convocar Animais (Summon Beast) trás para batalha uma criatura, e se é uma criatura ameaçando o alvo do ladino, então tem ataque furtivo, já que é um inimigo 1,5m adjacente do alvo. Aqui é sem misterio.
Lembrando que sobre a magia Mãos Magicas, eu falei o que eu cosidero correto por regra, mas é uma zona cinza, então converse com mestre ou se você for o mestre pense sobre o assunto, faça testes de um ou dois combates, veja se ficaria muito apelativo e se iria tirar a graça do combate. O que vale a diversão sua e do grupo.
*RAW: Rules As Written (As Regras como estão escritas) ou, lendo as regras de uma forma literal
*RAI: Rules As Intended (As Regras como pretendido) ou, as regras como foram pensadas pelos criadores,