Olá pessoal.
Começamos uma campanha recentemente onde criei um bruxo lâmina maldita já no nível 5. Estamos utilizando o Livro do Jogador, Livro do Mestre, Guia de Xanathar para Todas as Coisas e Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha. Ainda não tivemos nenhum combate, porém eu gostaria de saber se o que imaginei para ele seria funcional dentro das regras do D&D.
O atributo de carisma deste meu bruxo é 18, onde também possuo a habilidade Guerreiro Maldito que me permite usar o modificador de carisma ao invés de força ou destreza para testes de ataques e danos corpo a corpo, gerando um +7 em um ataque e +4 no dano.
Importante também salientar que possuo apenas 2 espaços de magia de 3º nível no nível 5.
No combate, queria saber se eu poderia fazer o seguinte :
Supondo que eu teria utilizado com uma ação um de meus espaços de magia para conjurar Escuridão.
Devido uma de minhas invocações de bruxo, Visão Diabólica, eu posso ver normalmente na escuridão, tanto mágica quanto normal. Sendo assim, dentro dessa esfera, contra um inimigo que não tem o mesmo benefício, eu teria vantagem nos ataques contra este inimigo, e ele teria desvantagem nos ataques contra mim.
Além disso, em uma ação bônus eu utilizaria a habilidade Maldição da Lâmina Maldita que infere ao meu personagem os seguintes benefícios :
• Você ganha um bônus para testes de dano contra o alvo amaldiçoado. O bônus é igual ao seu bônus de proficiência.
• Qualquer ataque que faça contra o alvo amaldiçoado é um golpe critico em um resultado de 19 ou 20 no d20.
• Se o alvo amaldiçoado morrer, você recupera pontos de vida iguais ao seu nível bruxo + seu modificador Carisma (mínimo de 1 ponto de vida). Você não pode usar essa característica novamente até terminar um descanso curto ou longo.
Resumindo meus ataques serão com vantagem e com um golpe crítico no acerto de 19 ou 20 no d20. Com isso em mente, a chance de acertar um crítico aumenta consideravelmente.
Então supondo desde já um acerto crítico, queria saber se seria possível a seguinte sequência :
Utilizaria minha ação para lançar o truque Lâmina Estrondosa e com esse ataque ativar o gatilho da invocação Destruição Mística.
Utilizando uma espada longa versátil com uma das mãos, o dano seria :
2d8 (Espada Longa) + 4 (Modificador) + 3 (Maldição Lâmina Maldita)
2d8 (Truque Lâmina Estrondosa)
8d8 (Destruição Mística)
Total : 12d8 + 7
Além do dano, o inimigo sendo enorme ou menor, ficaria derrubado possibilitando que eu me afaste, onde caso a criatura se mova 1,5m, ela receberia mais 2d8 de dano adicional. Também ainda teria disponível a ação bônus ainda dentro deste turno.
Uma outra opção seria substituir a magia Escuridão pela magia Bruxaria, que dificultaria um pouco a chance de acerto crítico e também alteraria a ordem, na primeira ação bônus sendo necessário colocar a criatura sob o efeito da habilidade Maldição da Lâmina Maldita, e na ação bônus da rodada seguinte sob efeito da magia Bruxaria, porém possibilitaria adicionar 2d6 de dano, totalizando 12d8 + 2d6 + 7 de dano. O que seria arriscado pois a magia Escuridão ajuda tanto no ataque quanto na defesa, além de que entre o uso da habilidade Maldição da Lâmina Maldita e o uso da magia Bruxaria na rodada seguinte, ficaria uma ação livre em aberto o que faz a primeira opção a mais viável mesmo sem a adição de 2d6 de dano.
Peço por favor que tentem analisar essas ações, ou se me equivoquei em algum entendimento.
Obrigado a todos !
no caso os modificadores não dobram com o critico?
Errado, seria 14d8, o truque ganha up no lvl 5, portanto na regra de acerto crítico você dobra o adicional tbm, ou não?
sim, é possivel e eu e uns amigos já usamos algumas vezes e o melhor de tudo, da pra você escolher sua espada de foco e você ir se movendo com ela em uma bola de escuridão, é otimo pra ser um jogador solitário, porém a gente parou de usar porque pra gente era muito bom, mais atrapalha os outros membros do grupo e atrasa o combate, então é bom pra deixar de ultimo recurso.
Olha, Kor, numa lida rápida parece tudo estar correto.