eu tenho dificuldades pra fazer combates com muitos e isso acaba as vezes entediando o combate alguém teria alguma dica?
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Como faço pra facilitar adinâmica do combate
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Eu costumo mudar a situação no meio do combate para surpreender. Pode ser coisas simples, como inimgos que surgem depois de outros corredores. Ou até um Ogre que derruba uma parede e ataca de surpresa. Usar o cenário a seu favor ajuda a dar dinamismo. Uma cratera no meio de uma sala já o bastante para os jogadores pensarem fora da caixinha do "eu ataco com meu mahcado".
Cara, isso pode ser duas coisas, primeiro pode ser sua narração que nao ta agradando os PJs.
Exemplo: O guerrei ataca e erra, e vc narra assim: O guerreiro ataca e erra. Nesse caso vc pode tentar narrar algo do tipo: O guerreiro atacou o goblin que conseguiu desviar com um pulo para tras no ultimo instante (depende um pouco de por quanto o guerreiro errou). Ai vai da sua imaginação, tenta buscar algumas referencias de outros mestre e da uma pesquisada por ai q vc pega umas sacadas. Eu faço da seguinte forma, se o atacante erra por pouco significa que a habilidade do monstro se sobrepos ao ataque, se ele erra por muito o atacante foi infeliz no ataque, e por ai vai.
Agora se o problema for na mecanica do combate, vc pode definir um PJ pra cuidar do HP da party, um PJ pra cuidar do HP dos monstros e um PJ para cuidar da iniciativa geral. Tenta trabalhar com monstros que se organizam em grupos como se eles fossem um grupo. Exemplo: Faz um bando de goblins atacarem juntos, em vez de rolar uma iniciativa para cada um. Nao fique somente no ataca-defende. Esses dias fiz um kobolt tentar roubar o grimorio do mago, e um outro tentou empurra-lo na fogueira.
O Mestre Pedrok fez um vídeo semana passada sobre isso no Youtube. Vale a pena dar uma olhada.
Escreva num papel tudo oq ocorre durante o combate, iniciativa, hp dos monstros, etc. Tente adicionar algo que deixe o combate ou combatente único, exemplo, o necromante do grupo, sempre conjura bola de fogo cor esmeralda. Se é um guerreiro ou alguém melee, tente criar um estilo de luta, ou uma característica p/ aquele personagem ou, se o player gostar, pode usar um elemento mais gore no combate