Mestro D&D 5e há pouco tempo e minha dúvida é a seguinte: os jogadores devem ser informados que seus ataques causaram metade ou nenhum dano aos monstros ou as resistências e imunidades devem ser mantidas em segredo pelo dm?
top of page
Para ver como funciona, vá para o seu site online.
Como narrar/informar resistências ou imunidades de monstros?
Como narrar/informar resistências ou imunidades de monstros?
4 respostas1 comentário
Curtir
4 comentários
Fórum
bottom of page
Eu sou partidário de tentativa e erro. A princípio eu como mestre fico quieto, mas a partir do momento que o personagem consegue casuar um dano de algum tipo, eu faço uma descrição massa e depois digo na cara dura "esse bicho é imune a fogo" ou "ele tem vulnerabilidade a bludgeoning" para deixar claro. No fim das contas, RPG não é só interpretação, tem a parte de jogo também.
Muito obrigado!
Sim. De preferência de forma narrativa, não mecânica, mas acredito que seja razoavelmente óbvio quando um ataque é particularmente eficaz/ineficaz. O ruim é quando os jogadores já sabem a ficha inteira do monstro assim que ele aparece (se for o caso, recomendo criar/mudar monstros ou usar monstros de outras fontes que não só as oficiais), mas uma vez que eles efetivamente TESTEM os ataques, deveriam ser informados.
Como mestre eu acredito que você deva deixar o metagame de lado, vc pode por exemplo mostrar como a criatura reage, por exemplo, se ela tiver fraqueza ao fogo pode narrar que ao ser atingida pareça desesperada ou algo nesse sentido. Ou se o jogador pedir, vc faz um teste de conhecimento ou algo nesse sentido, com a regra opcional de vc rodar o dado e dependendo do resultado ele tem uma informação errada