Bom dia Senhores criadores de mundos.
Estive lendo, pesquisando sobre desengajar. Usando desengajar é possível evitar ataques de oportunidade correto? Porém não entendi como funciona na 5e.
Na 5e também, eu posso andar a vontade ao redor do monstro que não tomo ataque de oportunidade certo? Só recebo ataque de oportunidade se eu me afastar da criatura?
E como funciona esse desengajar afinal?
Existem outras formas de se evitar um ataque de oportunidade?
Obrigado amigos.
Minha dúvida é a seguinte, é preciso fazer rolagem de dados para saber se teve sucesso em desengajar?
Se o personagem tem 2 ou + ações por turno ele tambem ganha mais ações bonus conforme as ações ou nada a ver, sempre vai ser uma ação de bonus por turno, caso ele nao tenha nada que incremente mais ações bonus?
Se estou engajado na área de duas criaturas e uso o desenganar, posso sair sem tomar ataque de oportunidade dessas duas. Entretanto, se não meu caminho entrar na área de ataque de outra criatura (a qual não estava inicialmente engajada) e sair da área dessa, tomarei o ataque de oportunidade (considerando o mesmo turno)?
o que esse alcance, é onde o deslocamento alcança?
@José Avaj , golpe desarmado não gera ataque de oportunidade.
Golpes desarmados geralmente ataques de oportunidade do oponente?
Sim, qualquer criatura pode usar desengajar. A limitação é que usa sua ação, então te impede de atacar, conjurar magia ou praticamente qualquer outra coisa. É um turno meio que perdido, vc fica só com sua movimentação (e ação bonus, se tiver algo pra fazer nela). Ladinos podem usar desengajar como ação bonus, o que facilita bastante.
E os inimigos podem usar o desengajar ?? O desengajar tem alguma limitação ??
Não, Robert, isso só acontece se a criatura fazendo o ataque de oportunidade tiver o talento Sentinela. Quando diz que "interrompe", é só pra dizer que o o ataque de oportunidade acontece antes da criatura se afastar. Aí depois do ataque de oportunidade ser resolvido, ela pode continuar o resto do movimento (se o ataque não tiver matado ela ou a impedido de alguma forma) ou mudar de ideia e ficar por ali, p.ex.
Quando acerta um ataque de Oportunidade cancela o resto do movimento do jogador?
Muito obrigado por esclarecer David.
Ok, vamos por partes.
Do capítulo de combate do livro do jogador, ações em combate:
Ataque de oportunidade:
ATAQUES DE OPORTUNIDADE
Em uma luta, todos estão constantemente esperando seus
inimigos baixarem as guardas. Você raramente pode
passar descuidado por um inimigo sem se colocar em
perigo, e fazê-lo provoca um ataque de oportunidade.
Você pode realizar um ataque de oportunidade quando
um inimigo que você possa ver se move para fora de seu
alcance. Para realizar um ataque de oportunidade, você
usa sua reação e realiza um ataque corpo-a-corpo contra a
criatura que o provocou. O ataque interrompe o
movimento da criatura um instante antes dela deixar seu
alcance.
Você pode evitar provocar um ataque de oportunidade
realizando a ação Desengajar. Você também não provoca
um ataque de oportunidade quando se teletransportar ou
quando alguém ou alguma coisa mover você sem exigir
que você use sua ação, deslocamento ou reação. Por
exemplo, você não provoca um ataque de oportunidade se
uma explosão arremessá-lo para fora do alcance de um
adversário ou se a gravidade fizer você cair e passar pelo
alcance de um inimigo.
Então correto, andar em volta de um monstro não provoca AdO, apenas SAIR da área de ameaça.
E o desengajar:
DESENGAJAR
Se você realiza a ação Desengajar, seu movimento não
provoca ataques de oportunidade pelo resto do turno.
Ou seja, desengajar não é um movimento em si. Ele só permite que vc se saia da área de ameaça de um inimigo (tipicamente um quadrado, a menos que ele tenha alcance) sem levar ataques de oportunidade. Vc primeiro declara que está desengajando, e aí usa seu movimento. Normalmente, desengajar é uma ação, rogue e monge podem fazer como ação bonus.
Quanto a outras formas, tem várias. Se o inimigo não pode vê-lo, ele não pode fazer um ataque de oportunidade, p.ex, então conjurar escuridão permite sair sem ser atacado. Existem habilidades e magias que tiram a reação, como Toque Chocante, p.ex, um truque - como ataque de oportunidade usa a reação, sem reação o inimigo não pode fazer um. Qq tipo de teleporte, como Misty Step (passo nebuloso) tb funciona. Etc etc.