Obrigado Grim! Mas adotei esse método que vc citou depois de uma pesquisa em um canal gringo que fiz uns dias depois da minha pergunta. E esta forma de contar, curiosamente se encaixa com o Teorema de Pitágoras, sem a necessidade de calcular pelo teorema.
Tem uma explicação bem legal que é, o mundo de D&D não é euclidiano. Mas isso é historia para outra pergunta.
Eu uso o seguinte, a cada 2 quadrados andados na diagonal, é contabilizado 3. Ou seja, o primeiro quadrado conta como um mesmo e o segundo conta como dois quadrados.
Um exemplo, se o seu personagem anda 1 quadrado na diagonal ele usou 1.5m do seu deslocamento, se ele andou 2 quadrados ele usou 4.5m do seu deslocamento, se ele andou 3 quadrados ele usou 6m do seu deslocamento e se ele andou 4 quadrados ele usou 9m do seu deslocamento, e por ai vai.
Dessa forma eu consigo dar uma aproximada na realidade.
A regra oficial considera que 1) usa-se grid quadrado, não hexagonal e para simplificar, 2) diagonal conta como 1 espaço. Nos meus jogos eu conto diagonal como 1,5 e arredondo para cima quando dá quebrado, mas tb não fico me prendendo muito a isso - o importante é fazer o jogo fluir bem, e cada mesa vai ter suas preferências. Não deixe a matemática entrar no caminho da diversão a menos que a mesa inteira GOSTE disso, aí peguem a calculadora e vão fundo. :)
Depende da preferência do grupo/mestre. Se vc usar um grid de combate com as casas em hexágono vc tem mais facilidade de contar a diagonal. Tem grupos que optam por um quadrado em diagonal serem duas casas, outros que preferem que cada quadrado diagonal seja uma casa só. Eu prefiro usar a fórmula de Baskara, mas essa conta serve apenas para quando vc se move quatro para esquerda três para frente como cinco diagonal e multiplos.
Obrigado Grim! Mas adotei esse método que vc citou depois de uma pesquisa em um canal gringo que fiz uns dias depois da minha pergunta. E esta forma de contar, curiosamente se encaixa com o Teorema de Pitágoras, sem a necessidade de calcular pelo teorema.
Tem uma explicação bem legal que é, o mundo de D&D não é euclidiano. Mas isso é historia para outra pergunta.
Eu uso o seguinte, a cada 2 quadrados andados na diagonal, é contabilizado 3. Ou seja, o primeiro quadrado conta como um mesmo e o segundo conta como dois quadrados.
Um exemplo, se o seu personagem anda 1 quadrado na diagonal ele usou 1.5m do seu deslocamento, se ele andou 2 quadrados ele usou 4.5m do seu deslocamento, se ele andou 3 quadrados ele usou 6m do seu deslocamento e se ele andou 4 quadrados ele usou 9m do seu deslocamento, e por ai vai.
Dessa forma eu consigo dar uma aproximada na realidade.
A regra oficial considera que 1) usa-se grid quadrado, não hexagonal e para simplificar, 2) diagonal conta como 1 espaço. Nos meus jogos eu conto diagonal como 1,5 e arredondo para cima quando dá quebrado, mas tb não fico me prendendo muito a isso - o importante é fazer o jogo fluir bem, e cada mesa vai ter suas preferências. Não deixe a matemática entrar no caminho da diversão a menos que a mesa inteira GOSTE disso, aí peguem a calculadora e vão fundo. :)
Agradeço a atenção.
Depende da preferência do grupo/mestre. Se vc usar um grid de combate com as casas em hexágono vc tem mais facilidade de contar a diagonal. Tem grupos que optam por um quadrado em diagonal serem duas casas, outros que preferem que cada quadrado diagonal seja uma casa só. Eu prefiro usar a fórmula de Baskara, mas essa conta serve apenas para quando vc se move quatro para esquerda três para frente como cinco diagonal e multiplos.