Olá pessoal. Encontrei aqui no RPG Planet o meu atual grupo de rpg e estamos jogando Descida ao Avernus. Todos estão no momento no level 8 e agradeço o espaço para reunir os amantes do rpg. Nossa campanha está maravilhosa e conheci pessoas mt gente boa.
Mas vamos ao foco, que foi uma dúvida coletiva dos meus jogadores e pode ser também a dúvida de outras pessoas aqui da comunidade. Esta postagem não tem a premissa de ser uma imposição de normas, mas uma forma de chegarmos a uma utilização clara das regras dos jogos que rolam por aí haha.
Meus jogadores escolheram uma Arma de Alerta como recompensa em certo ponto do jogo. Para quem não conhece, a Arma de Alerta, pode ser encontrada no livro do mestre e dá ao seu usuário (e parceiros próximos) a habilidade de não ser mais surpreendido por inimigos, além de dar vantagem na iniciativa do usuário. Ele é um item mágico incomum e pode facilmente retirar do jogo encontros de emboscada que seriam interessantes para a narrativa. O ponto, porém, é que o item trás margens para interpretação e foi o que inicialmente me fez abrir essa postagem. Na descrição a arma diz que não deixa o grupo ficar surpreso (o que já é bem roubadinho por si só), mas até então, o talento Alerta também faz a mesma coisa, então não chega a ser um problema. O ponto divergente entre eu como mestre e o meu grupo, seria a alegação de que eles poderiam sempre dormir sem se preocupar com vigia ou mesmo evitaria que alguém os roubasse, já que a arma de alerta os avisaria sobre o perigo.
Vou deixar aqui o meu ponto de vista sobre o equipamento e deixo aberto para discussão da comunidade se é justo o meu posicionamento. Vale ressaltar que todos no meu grupo entenderam e me deixaram, como o mestre do jogo, decidir como funcionaria, mas fiquei curioso sobre como vocês vêem o item em questão. Então vamos lá:
A arma de alerta, no meu ponto de vista, não possui nenhum mecanismo para intuir intenções alheias ou fazer qualquer tipo de julgamento sobre alguém que pretende ou não prejudicar o grupo. A única coisa, mecanicamente, que o item faz, é alertar o grupo assim que algum ataque é desferido contra eles, funcionando como uma espécie de "sensor aranha", do Spiderman. Isso não impede o grupo de ser roubado, manipulado ou até mesmo emboscado. A diferença é que um grupo de inimigos que consiga emboscar os aventureiros, não receberão vantagem nos ataques naquele round (já que ninguém estará surpreso) e os personagens poderão fazer as suas ações normalmente, ao invés de ficarem limitados por estarem surpresos.
E aí? Como vocês utilizam o item em suas campanhas? Utilizam igual a mim ou dá o poder irrestrito para o item "saber" da presença inimiga, inutilizando emboscadas ou tentando furtar o grupo?
Eu vejo a descrição desse item como ambígua nesse sentido, pegando a versão em inglês para não haver erros na tradução: "This magic weapon warns you of danger.", nessa frase a arma parece ter ciência de qualquer tipo de perigo e irá alertar o grupo quanto a ele, julgado por essa frase eu consideraria que um ladrão tentando roubar o grupo iria sim ativar o alerta por parte da espada. Já em outra parte da descrição do item: "The weapon magically awakens you and your companions within range if any of you are sleeping naturally when combat begins.", aqui já da a entender que a arma apenas acorda o grupo em casos de um combate estar se iniciando, então um ladrão, inimigos montando a emboscada antes do combate começar, ou qualquer outra ação que não inicie o combate propriamente dito, não ativariam o item. Nunca usei ou presenciei esse item em uma campanha, mas no fim, acho que isso realmente vai ter de ser discutido e talvez entrar em um consenso entre seu grupo mesmo, pq acho que as duas interpretações são válidas.