Exemplo: " Quero preparar uma ação, se eu ver alguma criatura hostil, quero soltar um raio de fogo nele"
Esse jogador pode lançar o raio de fogo antes do inimigo (mesmo que o inimigo role uma iniciativa maior que a do jogador) e ele ainda tem uma ação no turno dele?
Resposta curta: "não". Resposta longa: Sempre que existe qualquer intenção de hostilidade TODO MUNDO ROLA INICIATIVA - não importa se a criatura nem SABE que vai ter um combate, ela rola mesmo assim. Preparar é uma ação, vc faz ela no SEU TURNO, e quando o gatilho acontecer (no turno de outra criatura) vc usa sua reação e executa a ação preparada. Note que a ação preparada acontece DEPOIS do gatilho (então se o gatilho é "qd o inimigo atacar", ele vai atacar primeiro). Preparar NÃO é um jeito de contornar o sistema de iniciativa - o melhor que vc pode fazer é tentar deixar o inimigo "surpreso" (ver Esconder e Surpresa no capítulo de habilidades), e mesmo assim ele continua rolando iniciativa normalmente, só não age nem reage até o final do seu 1o turno. Leituras recomendadas: ação Preparar do Livro do Jogador (e recomendo dar uma lida no capítulo todo): PREPARAR
Algumas vezes você quer saltar sobre um adversário ou
quer esperar por uma circunstância particular antes de
agir. Para fazê-lo, você precisa usar a ação Preparar no
seu turno para que possa agir mais tarde naquela rodada
usando sua reação. Você tem até o início do seu próximo
turno para usar uma ação preparada.
Primeiro, você decide que circunstância perceptível
será o gatilho da sua reação. Então, você escolhe a ação
que irá realizar em resposta àquele gatilho ou escolhe
mover o seu deslocamento máximo em resposta ao
gatilho. Exemplos incluem "Se o cultista pisar sobre o
alçapão, eu vou puxar a alavanca que o abre", e "Se o
goblin se aproximar de mim, eu vou me afastar".
Quando o gatilho ocorre, você pode tanto realizar sua
reação logo depois do gatilho ou pode ignorá-lo. Lembre-se
que você pode realizar apenas uma reação por turno.
Quando você prepara uma magia, você conjura a
magia normalmente, mas segura a energia que será
liberada em sua reação quando o gatilho ocorrer. Para ser
preparada, uma magia deve ter o tempo para conjurar
magia igual a 1 ação, e segurar a energia de uma magia
exige concentração (explicado no capítulo 10). Se sua
concentração for quebrada, a magia se dissipa sem efeito.
Por exemplo, se você está concentrando a magia teia e
prepara a magia mísseis mágicos, sua magia teia
termina, e se você sofrer dano antes de conjurar mísseis
mágicos em sua reação, sua concentração pode ser
quebrada. Quanto à estrutura de um turno
Durante uma rodada (6 segundos), que inclui o turno de cada criatura envolvida no combate, cada personagem tem, no seu turno, movimento, ação (que pode ser usada para atacar, p.ex) e, se tiver alguma habilidade/magia que possa ser usada em ação bonus, uma ação bonus. A fúria do bárbaro é um exemplo de habilidade que usa essa ação bonus, a ação ardilosa do ladino é outro exemplo. Existe também a reação, que acontece depois de um gatilho, e pode ocorrer durante o turno do próprio personagem ou durante o turno de outras criaturas. O ataque de oportunidade quando alguém sai da sua área de ameaça é um exemplo de uso da reação. Caso seja usada, a reação é recuperada no início do turno da criatura.
Obrigado david, é que realmente eu não tinha entendido no livro, achei que preparar um ação poderia dar a vantagem de reação (visto que pelo que eu sei reação pode ser usada no turno do inimigo ex: escudo arcano) e na mesa que eu mestro os jogadores estavam abusando dessa ação de combate. Agradeço pela luz
@Rodrigobr25 Preparar é uma ação de combate. Se tem combate, tem iniciativa 1o. Usar preparar assim para ter um "turno extra" é abuso mesmo. Agora, se eles insistirem, vc sempre pode dizer: ok, então os monstros todos vão fazer isso tb. Alguns combates com monstros agindo 2x no 1o turno e eles mudariam de ideia rapidinho, acredite. :) Pra piorar ainda mais, faz isso com monstros bem furtivos, de modo que os jogadores estejam surpresos. Aí, se os monstros rolarem alto na iniciativa, eles agem TRÊS vezes antes dos jogadores (a preparada, o 1o turno em que estão surpresos, e o 2o turno antes deles). Será um massacre. De forma geral, recomendo esse argumento para vários abusos assim: tudo que vc pode abusar, os npcs tb podem, então que tal jogar pelas regras?