Eu procurei em alguns livros mas não achei.
Queria saber se existem regras de montaria exemplo para montar, como montar e como funciona um combate enquanto estiver em cima de alguma criatura.
Caso existir poderia me falar em que livro e a página e como funciona
Sim. Livro do Jogador, capítulo de combate, final dele (algo próximo da página 200, depende da versão que vc tiver) COMBATE MONTADO
Um cavaleiro em carga pelo campo na batalha, montado
em seu cavalo de guerra, uma maga conjurando magias
das costas de um grifo ou um clérigo no alto no céu sobre
um pégaso, todos eles desfrutam dos benefícios do
deslocamento e mobilidade que essas montarias podem
fornecer.
Uma criatura que aceita ser montada e que for até
uma categoria de tamanho maior que a do personagem,
com anatomia apropriada, pode servir como montaria
usando as seguintes regras.
MONTANDO E DESMONTANDO
Uma vez durante seu movimento, você pode montar ou
desmontar uma criatura que estiver a até 1,5 metro de
você. Fazer isso custa metade do seu deslocamento. Por
exemplo, se seu deslocamento é 9 metros, você precisa
gastar 4,5 metros do seu deslocamento para montar um
cavalo. Portanto, você não pode montá-lo se não possuir
4,5 metros sobrando do seu deslocamento ou se seu
deslocamento for 0.
Se um efeito mover sua montaria contra sua vontade
enquanto você estiver sobre ela, você precisa realizar um
teste de resistência de Destreza ou cairá da montaria,
ficando derrubado no chão a 1,5 metro dela. Se você for
derrubado enquanto estiver montado, você precisa fazer o
mesmo teste de resistência.
Se sua montaria for derrubada, você pode usar sua
reação para desmontá-la enquanto ela cai e permanecer
de pé. Caso contrário, você a desmonta e fica caído no
chão a 1,5 metro da montaria.
CONTROLANDO UM MONTARIA
Enquanto você estiver montado, você tem duas opções.
Você pode tanto controlar a montaria ou permitir que ela
haja de forma independente. Criaturas inteligentes, como
dragões, agem de forma independente.
Você pode controlar uma montaria apenas se ela foi
treinada para aceitar um cavaleiro. Cavalos
domesticados, mulas e criaturas semelhantes
normalmente têm esse treinamento. A iniciativa de uma
montaria controlada muda para se igualar a do cavaleiro
que a está montando. Ela se move na direção que o
cavaleiro comandar e ela pode realizar apenas três ações:
Disparada, Desengajar e Esquivar. Uma montaria
controlada pode se mover e agir inclusive no mesmo turno
em que foi montada.
Uma montaria independente mantém sua posição na
ordem da iniciativa. Ter um cavaleiro não restringe as
ações que a montaria pode realizar e ela move e age como
desejar. Ela pode fugir do combate, correr para atacar e
devorar adversários gravemente feridos ou agir contra a
vontade do cavaleiro.
Em qualquer um dos casos, se a montaria provocar um
ataque de oportunidade enquanto o personagem estiver
sobre ela, o atacante pode escolher você ou a montaria