Gostaria de saber se clerigos podem abençoar armas para ter efito especifico com um determinado tipo de magia? ex. consegrar um machado para ter efeito sobre magias necromantes!
Não, Clérigos não possui esta habilidade. Mas você poderia criar um item mágico:
"CONSTRUINDO ITENS MÁGICOS
Itens mágicos são de competência do Mestre, por isso, você decide como eles chegam até a posse do grupo. Como uma opção, você pode permitir que os personagens dos jogadores construam itens mágicos.
A criação de um item mágico é uma tarefa longa e dispendiosa. Pra começar, um personagem deve ter uma fórmula que descreve a construção do item. O personagem também deve ser um conjurador com espaços de magia e deve ser capaz de conjurar quaisquer magias que o item possa produzir. Além disso, o personagem deve atender ao nível mínimo determinado pela raridade do item, como mostrado na tabela Construindo Itens Mágicos. Por exemplo, um personagem de 3° nível poderia criar uma varinha de mísseis mágicos (um item incomum), contanto que o personagem possua espaços de magia e possa conjurar mísseis mágicos. O mesmo personagem poderia fazer uma arma +1 (outro item incomum), sem necessidade de uma magia em particular.
Você pode decidir que determinados itens também precisam de materiais ou locais especiais para serem criados. Por exemplo, um personagem precisaria de suprimentos alquímicos para preparar uma poção específica, ou a fórmula para uma língua flamejante poderia requerer que a arma fosse forjada com lava.
Um item tem um custo de criação especificado na tabela Construindo Itens Mágicos. Um personagem empenhado na construção de um item mágico realiza progressos em incrementos de 25 po, gastando essa quantidade para cada dia de trabalho até o custo total ser pago. Considera-se que o personagem trabalho por 8 horas em cada um desses dias. Portanto, criar um item mágico incomum levaria 20 dias e custaria 500 po. Você é livre para ajustar os custos para melhor se adequarem à sua campanha.
Se uma magia será produzida pelo item sendo criado, o criado deve gastar um espaço de magia do nível da magia em cada dia do processo de criação. Os componentes materiais da magia também devem estar em mãos durante o processo. Se a magia normalmente consome esses componentes, eles serão consumidos pelo processo de criação. Se o item for capaz de produzir a magia apenas uma vez, como através de um pergaminho de magia, os componentes são consumidos apenas uma vez pelo processo. Do contrário, os componentes são consumidos uma vez por dia da criação do item.
Vários personagens podem combinar seus esforços para criar um item mágico se cada um deles atender o nível requerido. Cada personagem pode combinar magias, espaços de magia e componentes, contanto que todos participem de todo o processo de criação. Cada personagem pode contribuir com 25 po no valor de esforço para cada dia gasto ajudando a construir o item.
Normalmente, um personagem que se encarregue dessa atividade cria um item mágico descrito no capítulo 7, “Tesouro”. A seu critério, você pode permitir que os jogadores projetem seus próprios itens mágicos, usando as orientações no capítulo 9, “Oficina do Mestre”."
Não, Clérigos não possui esta habilidade. Mas você poderia criar um item mágico:
"CONSTRUINDO ITENS MÁGICOS
Itens mágicos são de competência do Mestre, por isso, você decide como eles chegam até a posse do grupo. Como uma opção, você pode permitir que os personagens dos jogadores construam itens mágicos.
A criação de um item mágico é uma tarefa longa e dispendiosa. Pra começar, um personagem deve ter uma fórmula que descreve a construção do item. O personagem também deve ser um conjurador com espaços de magia e deve ser capaz de conjurar quaisquer magias que o item possa produzir. Além disso, o personagem deve atender ao nível mínimo determinado pela raridade do item, como mostrado na tabela Construindo Itens Mágicos. Por exemplo, um personagem de 3° nível poderia criar uma varinha de mísseis mágicos (um item incomum), contanto que o personagem possua espaços de magia e possa conjurar mísseis mágicos. O mesmo personagem poderia fazer uma arma +1 (outro item incomum), sem necessidade de uma magia em particular.
Você pode decidir que determinados itens também precisam de materiais ou locais especiais para serem criados. Por exemplo, um personagem precisaria de suprimentos alquímicos para preparar uma poção específica, ou a fórmula para uma língua flamejante poderia requerer que a arma fosse forjada com lava.
Um item tem um custo de criação especificado na tabela Construindo Itens Mágicos. Um personagem empenhado na construção de um item mágico realiza progressos em incrementos de 25 po, gastando essa quantidade para cada dia de trabalho até o custo total ser pago. Considera-se que o personagem trabalho por 8 horas em cada um desses dias. Portanto, criar um item mágico incomum levaria 20 dias e custaria 500 po. Você é livre para ajustar os custos para melhor se adequarem à sua campanha.
Se uma magia será produzida pelo item sendo criado, o criado deve gastar um espaço de magia do nível da magia em cada dia do processo de criação. Os componentes materiais da magia também devem estar em mãos durante o processo. Se a magia normalmente consome esses componentes, eles serão consumidos pelo processo de criação. Se o item for capaz de produzir a magia apenas uma vez, como através de um pergaminho de magia, os componentes são consumidos apenas uma vez pelo processo. Do contrário, os componentes são consumidos uma vez por dia da criação do item.
Vários personagens podem combinar seus esforços para criar um item mágico se cada um deles atender o nível requerido. Cada personagem pode combinar magias, espaços de magia e componentes, contanto que todos participem de todo o processo de criação. Cada personagem pode contribuir com 25 po no valor de esforço para cada dia gasto ajudando a construir o item.
Normalmente, um personagem que se encarregue dessa atividade cria um item mágico descrito no capítulo 7, “Tesouro”. A seu critério, você pode permitir que os jogadores projetem seus próprios itens mágicos, usando as orientações no capítulo 9, “Oficina do Mestre”."
Espero ter ajudado :)