Tenho uma dúvida sobre a seguinte situação:
Um personagem bruxo com a invocação mística visão diabólica pode agir livremente dentro
de uma área sobe afeito da magia escuridão, sem sofrer qualquer tipo de penalidade, como se
estivesse invisível. A questão é sobre entregar sua posição ao realizar um ataque, seja ele físico,
corpo a corpo, ou a distância usando magia, por exemplo rajada mística. A regra diz: "Se você está escondido, sem ser visto e ouvido, quando realiza um ataque, você revela sua localização, não importando se o ataque acertou ou não.", mas caso se mova dentro da área de escuridão DEPOIS
de realizar o ataque, ele permanece escondido, sem revelar sua posição ? É necessário realizar algum
teste para se "esconder" novamente ? Caso ele esteja voando possui alguma vantagem para se esconder e evitar ser percebido ?
Como utilizar essa magia escuridão de forma mais efetiva em combate e fora dele ?
Eu acho q se o bruxo der o golpe, ele vai revelar sua localização. Mas se ele manter a concentração na magia e usar seu deslocamento para se afastar do alvo, ele vai sair da visão do inimigo dnv Tipo: Se ele tá no meio do ponto q ele escolheu pra colocar a escuridão, ele pode dar o golpe e depois se movimentar para outra parte escura do ""campo de escuridão"" ele continuará fora do campo de visão ao final do seu turno Espero q minha resposta te ajude :)
São duas coisas diferentes - não ser visto e estar escondido. Para a 1a, basta estar em escuridão mágica que o inimigo não consiga penetrar. Para a 2a, vc precisa da ação ESCONDER, superando a percepção do inimigo (capítulo de habilidades). Qd você ataca, você revela sua posição por som ou outros meios. Isso permite que você seja atacado (com desvantagem). Você continua atacando com vantagem. Isso pq vc está enxergando seu alvo e seu inimigo não está vendo vc. Agora, se você conseguir se esconder (e para isso não pode estar sendo visto, claro), aí o inimigo nem pode tentar atacá-lo, pois não sabe onde está (ele pode "chutar" uma parte da escuridão mágica se estiver usando ela, mas as chances são ridiculamente pequenas).
@David Lehmann Entendi essa parte, mas a questão de se esconder na escuridão com o movimento do personagem apos atacar ainda fica. No tópico do livro "Esconder-se", diz que:
"Quando você tenta se esconder, você deve fazer um teste de Destreza (Furtividade). Até que você seja descoberto ou pare de se esconder, o resultado desse teste é resistido por um teste de Sabedoria (Percepção) de qualquer criatura que procure ativamente por sinais de sua presença. O Mestre decide quando as circunstâncias são apropriadas." >> Na escuridão, esse teste de destreza é feito com vantagem ? ... e o de percepção resistido é feito com desvantagem ? ...
O mestre pode decidir se esses testes são feitos durante a minha ação de movimento ? ... no caso o livro também diz: "Uma criatura invisível não pode ser vista, assim ela sempre pode tentar se esconder.", no caso não precisa de uma condição especial ou dedicada só para esconder, já que estou sem ser visto.
Caso eu só consigo esconder com ação esconder, então não adiante de nada eu ficar me movendo dentro da escuridão para despistar os ataques inimigos ?
@Raony Borges Raony, vamos lá. O teste para se esconder não tem vantagem - não ser visto é o que permite que vc FAÇA o teste. Enquanto estiver na escuridão mágica e não puder ser visto, vc sempre pode tentar se esconder. O teste é normal, a percepção é normal. De novo, esconder é uma ação específica. Andar pela escuridão simplesmente não faz nada em termos de jogo. De que adianta a escuridão então? Repetindo: enquanto não for visto, vc tem vantagem nos seus ataques e os outros tem desvantagem para atacá-lo. Se quer mais do que isso faz multiclasse com ladino para poder ficar se escondendo todo turno na ação bonus depois de atacar. Com dois níveis já tem o Cunning Action necessário.
Raony, eu escrevi uma vez um guia para um personagem similar, talvez ajude: Hexblade arqueiro. meio-elfo, começando com cha 17 e pegando Elven Accuracy no 4o pra arredondar o cha pra 18 e depois Sharpshooter. Usa Devil's Sight + Darkness para atirar do mais longe possível, com supervantagem (o que ajuda a acertar e ainda tem uma boa chance de crítico com o crítico aprimorado do hexblade cursE), dando dano imenso e ignorando cobertura, enquanto fica protegido pela sua bola preta de escuridão. Improved Pact Weapon para usar longbow, pacto da lâmina, claro, e thirsting blade no 5o.
No 8o nível vc já é um monstro. Depois do 1o turno para conjurar darkness+hexblade curse (caso não tenha tido oportunidade de fazer isso antes), vc dá duas flechadas que dão 1d8+18 - ou seja, 46 de dano em média, e isso sem contar com os frequentes críticos (45%) por causa da margem aprimorada do hexblade curse combinada com super-vantagem. Vc tem +3 para acertar, ok, mas rolando 3 (!) dados e escolhendo o melhor as chances são boas.
Por causa da grande chance de crítico, tb recomendo pegar a invocação Eldritch Smite e, quando conseguir crítico, torrar seu outro slot (além do que vc usou para darkness) para causar dano adicional insano.
Lá pra frente (recomendaria a partir do 9o nível) pode pegar um nível de fighter pra pegar o estilo de luta de arquearia e adicionar +2 no ataque, ou dois se quiser action surge (pq dar 46 de dano qd vc pode dar 92 né mesmo?).
E para corpo a corpo:
O melhor, na minha opinião para o hexblade de corpo a corpo com great weapon/elven accuracy é a multi com paladino da vingança (para pegar Vow of Emnity), até pq a chance de crítico com supervantagem e margem 19-20 é de uns 40%, e isso junto com Eldritch Smite/Divine Smite no mesmo golpe é absolutamente insano (mais ainda se for undead/fiend). De quebra vc ganha mais slots de magia de nível baixo pra Shield tb (que vc pega da lista do hex), se precisar se defender, e a aura do paladino é excelente para um personagem baseado em carisma, para vc e para qq amigo próximo. E se começar paladino ainda tem a opção de armadura pesada.
Nossa, têm muitas combinações boas. Eu ainda tô tentando entender o básico, tô fazendo uma sinergia básica de bruxo/feiticeiro, mas é bom explorar as regras para aprender mais. Aí me venho essa dúvida da magia escuridão, pq tava pensando em pegar invisibilidade ou escuridão, mas por poder atacar e se manter oculto escuridão é melhor.