A magia convocar familiar cita: "Enquanto seu familiar estiver a até 30 metros [100 pés] de você, você pode se comunicar telepaticamente com ele. Além disso, com uma ação, você pode ver através dos olhos do familiar e ouvir através dos ouvidos dele, até o início do seu próximo turno, adquirindo os benefícios de qualquer sentido especial que o possua familiar. Durante esse período, você estará cego e surdo em relação aos seus próprios sentidos."
Qual é o máximo alcance possível para usar a habilidade de ver e ouvir através dos sentidos do familiar ?
É o mesmo limite para todas as habilidades (comunicação telepática, ver e ouvir através dele, ou conjurar magia) - 30 metros (100 feet). Para distâncias maiores, existe uma magia de druida/patrulheiro chamada Beast Sense, de 2o círculo, que só tem limite de duração (1 hora) não de distância.
Obtendo a invocação -Voz do mestre das correntes- ainda preciso gastar uma ação para perceber pelos sentidos do familiar ou já é automático ?
É possível em combate fazer uso dos sentidos do familiar sem sofrer qualquer penalidade em ataque ou defesa ? O familiar precisa estar bem perto de mim ou pode estar em qualquer posição dentro do raio de ação do personagem ?
@Raony Borges Tinha esquecido dessa invocação, sim, ela resolve a questão de distância. Ainda é necessário gastar uma ação - mas vc pode fazer isso antes do combate, não tem limitação de duração. A habilidade de comunicação telepática e ver pelos olhos do familiar funciona da mesma forma, exceto que não é limitada por distância (só precisa estar no mesmo plano de existência). É possível fazer uso dos sentidos do familiar mas se ele não estiver bem perto de onde normalmente fica sua cabeça (seu ombro, p.ex), eu diria que fica bem complicado vc tentar mirar qq ataque, p.ex, usando um ponto de vista que é separado do seu corpo. Eu como DM daria desvantagem em qq rolagem de ataque (físico ou mágico) se seu familiar não estiver colado em vc. Ele pode estar em qualquer posição, mas de novo, se vc estiver vendo pelos sentidos dele ao invés dos seus, isso pode te atrapalhar na interação com coisas próximas do seu corpo.
@David Lehmann Aí meu veio uma outra dúvida, algumas magias exigem que eu enxergue o alvo para lançar o efeito, se estiver dentro do alcance da magia, mas só tendo contato visual com o alvo por meio dos sentidos do familiar é possível lançar a magia mesmo o alvo estando num ponto cego ou distante visualmente/fisicamente de mim, por exemplo, em outro cômodo mas perto suficiente para o alcance da magia atingir ?