A Regra da Casa é a seguinte - os jogadores podem usar a ação bônus como se fosse uma ação normal, ou seja, os jogadores podem fazer mais ataques-
Eu sou mestre iniciante e estou narrando minha 2º aventura. Estou pegando aos poucos as regras do sistema e algum dias atrás eu percebi que usamos as regras de combate de forma errada- usamos a ação bônus como se fosse uma ação normal- ou seja, no lv1, os jogadores podem fazer 2 ataques.
Essa regra em específico me causa bastante confusão, pois há mtas habilidades que se beneficiam da ação bônus e o exemplo do ataque ''rajada de golpes'' do monge se torna EXTREMAMENTE quebrada, tendo o monge, em um turno, fazendo 6 ataques. Agora imagine um guerreiro lv20 com essa regra- fazendo 4 ataques com uma ação e +4 ataques com a ação bônus, totalizando 8 ataques. Sem contar armas mágicas, bônus de dano e etc.
Eu em específico não tenho problema com essa regra, apenas a parte da confusão e dos looongos turnos.
Mas agora vem minha dúvida -D&D certamente não planejou as fichas das criaturas do jogo com essa regra, sendo notavelmente uma criatura que seria de lvl bastante alto sendo derrotada facilmente por apenas 1 player.
O que eu faço com relação a isso? O que eu posso adaptar nas fichas das criaturas do jogo para que os combates fiquem equilibrados? Ponho mais uma ação que nem os players fazem? Aumento a vida?
Infelizmente mudar para a ''regra correta'' de combate não pode ser feita. Estamos na reta final dessa minha campanha e, apesar de quase não entrarmos em combate, os combates que realizamos sempre foram assim.
Gente, essa regra de casa é muito errada, e desequilibra bastante as classes, habilidades, magias, etc. AInda mais se vc é um mestre iniciante, isso vai complicar o seu jogo de formas que vc nem vai conseguir prever. E eu não entendi a questão do monge. Ele fica pior com essa regra, na verdade, pq ele perde a utilidade da ação bonus com 2 ações normais, enquanto classes que não costumam ter muita utilidade pra ação bonus, como magos, ficam superpoderosas. Converse com seus jogadores, explique que a regra mexe num dos aspectos mais fundamentais do sistema, que é a estrutura do turno, e implore que retornem ao normal. É melhor do que persistir em um erro terrível desses. De qq modo, quanto a mexer em monstros, esse texto é sobre criar chefões mas muita coisa se aplica: Aqui um vídeo a respeito de modificar monstros (para cima ou para baixo). https://www.youtube.com/watch?v=QgTIGo6zJbs
A principal modificação que eu sugiro para criar um boss é adicionar legendary actions. Isso é importantíssimo por causa da Action Economy da 5a - se os players agem várias vezes e o monstro só tem o turno dele, costuma ficar muito fácil, mesmo que o monstro seja super forte.
As legendary actions ajudam a corrigir isso e ainda dão a sensação de interatividade - o PC faz uma coisa, o monstro reage no final do mesmo turno. Fica bem mais dinâmico, e ajuda a prender a atenção dos jogadores.
Lair actions (dependendo do local do combate) tb podem ajudar um pouco nesse sentido. Eu acho que elas servem principalmente para ambientação, e para tornar o próprio terreno parte do combate, ao invés de apenas cenário, criando áreas que dão dano, envenenam, cegam, ou que dificultam movimento, prendem, empurram, ou até como ponto de entrada para minions ou asseclas.
Ainda nessa linha, outra coisa interessante a fazer é usar "minions". Para criar um minion, pegue uma criatura e reduza o HP dela bastante (digamos, para 1, ou 10, ou 20). Elas ajudam a dar uma sensação épica para o combate, mas como morrem para praticamente qq coisa, não complicam muito a sua administração do combate, pq vc não precisa ficar acompanhando um monte de HPs.
Legendary resistances tb ajudam para evitar que o combate inteiro seja resolvido com uma única magia sortuda, ou um combo estilo polymorph+disintegrate.
Outra ideia bacana é fazer enxertos - pegar habilidades legais de outros monstros e colocar na criatura. P.ex, eu achei que dragões deviam poder morder e engolir inimigos, então eu peguei a mordida/engolida do kraken (era um dragão ancião) e coloquei no dragão. Você também pode adicionar habilidades de classe - mas não se preocupe em seguir as regras/progressão de níveis que os PCs precisam seguir.
O resto é ajuste de números. Aos poucos, vc vai pegar o jeito, mas no início você pode buscar monstros no nível ou um pouco acima dos jogadores como modelos de referência.
Algumas recomendações: primeiro fazer um ajuste do "bonus de proficiência". Isso significa dar um bonus para todos os saves, ataques em que ele é proficiente. Onde tem um número de save/ataque/perícia vc aumenta em X. O bonus total costuma ser um pouco maior do que os dos jogadores (digamos, se os jogadores atacam com +9, o monstro ataca com +11, +12).
HP vc precisará aumentar. Não tenha medo de colocar bastante HP, vc quer que a luta dure mais do que dois turnos e jogadores dão bastante dano, acredite. Usar os monstros como estão no MM costuma resultar em batalhas rápidas demais e anticlimáticas. E assim, cá entre nós, vc pode alterar o HP durante a própria batalha se precisar. Aumentando se tiver indo rápido demais, reduzindo se parecer que os jogadores estão em terríveis apuros (ou entediados).
Dano você pode simplesmente aumentar em 50%, ou duplicar, como um método rápido de tornar um monstro mais letal sem precisar de muita matemática.
Vc pode dar equipamento (armadura, p.ex, que aumenta AC, ou até itens mágicos - mas cuidado pq os players vão querer o item quando derrotarem o monstro).