Penumbra, Escuridão, iluminação. Bom dia gostaria de saber sobre como funciona no d&d a mecânica desses elementos relacionados a iluminação. Por exemplo, Um gnomo está em uma vasta caverna escura e pega uma tocha para enxergar.
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LUZ E VISÃO
As tarefas mais fundamentais de uma aventura – perceber o perigo, encontrar objetos escondidos, atingir um inimigo em combate e conjurar uma magia, para citar apenas alguns – dependem fortemente da habilidade do personagem para enxergar. Escuridão e outros efeitos que obscurecem a visão podem provar-se um obstáculo significativo.
Uma determinada área pode ser de escuridão leve ou densa. Em uma área de escuridão leve, como penumbra, névoa disforme ou folhagem moderada, as criaturas têm desvantagem em testes de Sabedoria (Percepção) que dependem de visão.
Uma área de escuridão densa – como escuridão, nevoeiro espesso ou folhagem densa – bloqueia a visão completamente. Uma criatura em uma área de escuridão densa está efetivamente cega (veja o apêndice A) quando tenta ver algo obscurecido pela escuridão.
A presença ou ausência de luz em um ambiente cria três categorias de iluminação: luz plena, penumbra e escuridão.
A luz plena permite que a maioria das criaturas possa enxergar normalmente. Mesmo dias nublados fornecem luz plena, assim como tochas, lanternas, fogueiras e outras fontes de iluminação dentro de um raio específico.
A penumbra, também chamada de sombras, cria uma área de escuridão leve. Uma área de penumbra é geralmente o limite entre uma fonte de luz plena, como uma tocha, e a escuridão em volta dela. A luz suave do nascer e do pôr do sol também contam como penumbra. A lua cheia particularmente brilhante pode banhar a terra com penumbra.
A escuridão total cria uma área de escuridão densa. Personagens enfrentam a escuridão total quando estão ao ar livre durante a noite (até mesmo na maioria das noites com luz da lua), dentro dos limites de uma masmorra fechada ou nas entranhas do subterrâneo, ou em uma área de escuridão mágica.
E Existem raças e monstros com habilidades especiais como a Visão no Escuro
VISÃO NO ESCURO
Muitas criaturas nos mundos de D&D, especialmente aqueles que habitam o subterrâneo, possuem visão no escuro. Dentro de um alcance específico, uma criatura com visão no escuro pode enxergar na escuridão total como se fosse na penumbra, então áreas de escuridão total são consideradas apenas como áreas de escuridão leve para tais criaturas. No entanto, a criatura não pode discernir cores na escuridão, apenas tons de cinza.
E sobre a tocha a tocha fornece luz plena em um raio de 6m (20 ft) e penumbra por mais 6m (20 ft)
Tocha. A tocha queima por 1 hora, fornecendo luz plena em um raio de 6 metros e penumbra por mais 6 metros. Se você realizar um ataque corpo-a-corpo com uma tocha acesa e acertar, causa 1 de dano flamejante.