É possível a um druida fazer a magia invocar criaturas da floresta I, chamar 8 pixies (ND 1/4) e mandar os pixies usarem polimorfismo no grupo de aventureiros para transformar todos em tiranossauros rex? Visto que são nível 8 e o ND do tiranossauro é 8. Sou mestre e o druída do grupo fez isso, não achei nada que impedisse.
top of page
Para ver como funciona, vá para o seu site online.
invocar criaturas da floresta
invocar criaturas da floresta
2 respostas1 comentário
Curtir
2 comentários
Fórum
bottom of page
Eu deixo conjurador escolher as criaturas invocadas na minha mesa (apesar de sim, o livro dizer que é o DM que escolhe - e isso é respaldado pelo Sage Advice, que tira dúvidas oficiais de regras), mas com bom senso. Pixies não é bom senso para mim, e não funcionaria, simplesmente (o jogador teria que escolher outra criatura. Essa simplesmente não é uma opção). Eu sou, quando jogo, um "otimizador", admito. Isso me ajuda a reconhecer quando algo é excessivamente forte, pq eu já li a respeito e conheço quase todos os abusos (como jogador, tento não passar da linha do "bom" para "OP").
Agora, independente de qq coisa, se vc tá tendo problema com o druida e suas conjurações, tem dois caminhos dentro do jogo para resolver o problema - e você pode e deve, claro, conversar com o jogador também se esse tipo de problema persistir.
A 1a, e mais fácil (mas talvez mais frustrante) é simplesmente revogar seu direito de escolher exatamente quais criaturas que aparecem. É uma bondade, não uma regra. Vc pode fazer ele rolar um dado para ver quantos aparecem do tipo que ele quer, e o restante vc decide. Você pode decidir o que aparece de acordo com o lugar/ambiente em que estão, etc. No caso das pixies, especificamente, vc pode retirar a opção (é o que eu faço). Não recomendo essa alternativa para o resto das magias de conjuração/criaturas (8 lobos, 8 mephits, etc), mas ela existe e é respaldada pelas regras.
A 2a é ok, ele chamou 8 X e a batalha está virando, e agora? Bem, magias/efeitos de área podem eliminar esses bichos todos praticamente de uma tacada só, e de quebra ainda dar dano no grupo/druida. Falando em dano no druida - concentração. Uma boa pancada no druida (usando ataque à distância ou magia, de preferência, pq vai ter uma muralha de carne no caminho de corpo a corpo) e ele tem que testar concentração, se falhar já era os bichos todos. Tem várias magias/habilidades especificamente boas para tirar concentração, como Sleet Storm, p.ex. (ou até mísseis mágicos, se vc usar a regra de um teste para cada projétil). Finalmente, bom e velho counterspell/dispel magic sempre estão aí, mas não recomendo abusar dessa alternativa, tb é um pouco frustrante.
É muito simples: a magia só permite ao conjurador especificar o ND desejado - QUAIS criaturas aparecem fica a cargo do DM.