Oi gente, tudo bem? Estou com umas dúvidas, alguém pode me ajudar?
No livro da Tasha fala sobre a classe bruxo, tendo um gênio como patrono. Esse patrono te da uma Característica que se chama, Ira do Gênio, que faz o seguinte: uma vez por turno, quando você acerta uma rolagem de ataque, você pode causar dano extra ao alvo igual ao seu bônus de proficiência. O tipo desse dano é determinado por seu patrono: contundente (dao), trovejante (djinni), ígneo (ifriti), ou gélido (marid).
1 - Caso o personagem tenha um ifriti como patrono e ao usar a magia raio ardente, a característica ira do gênio se aplica aos 3 raios da magia ou somente se aplica em 1 dos raios, ou então, essa característica se aplica a um tipo de ação, já que no turno do personagem o jogador costuma usar a ação padrão e ação bônus?
2 - Pelo que entendi, essa característica só se aplica quando acerta algum ataque, então para magias ou algum ataque que não tem a rolagem de ataque, ela não se aplica, como por exemplo usando a bola de fogo?
3 - O talento Adepto Elemental diz que, posso considerar todo 1 no dado de dano como 2 quando usar magias com o tipo de dano escolhido, no caso: fogo.
Gostaria de saber se o efeito do talento Adepto Elemental se aplica a magia, Escudo ardente que faz o seguinte: Finas e discretas chamas rodeiam seu corpo pela duração de 10 minutos, emitindo luz plena em 3 metros de raio e penumbra por mais 3 metros adicionais. Você pode terminar a magia prematuramente usando sua ação para dissipa-la.
As chamas lhe conferem um escudo quente ou um escudo frio, à sua escolha. O escudo quente lhe garante resistência a dano de frio e o escudo frio lhe concede resistência a dano de fogo.
Além disso, sempre que uma criatura a 1,5 metro de você atingir você com um ataque corpo-a-corpo, o escudo expele chamas. O atacante sofre 2d8 de dano de fogo do escudo quente ou 2d8 de dano de frio do escudo frio.
4 - No caso da magia Raio Ardente usada com a característica Afinidade Elemental, que diz: quando você conjurar uma magia que cause dano do tipo associado ao seu ancestral dracônico, adicione seu modificador de Carisma ao dano. No caso um ancestral dracônico vermelho, adiciona o modificador de carisma para os 3 raios da magia ou somente se aplica em dos 1 raios?
1 - Uma vez por turno é uma vez por turno - só um dos raios. Não tem a ver com ação ou ação bonus. 2 - Exato, bola de fogo não aplicaria, tem que ter rolagem de ataque . 3 - Sim no caso do escudo quente. O escudo frio causa dano de frio, aí o adepto elemental: fogo não se aplica. A descrição da magia de "chamas" etc é apenas decoração visual - a parte relevante é o tipo de dano. 4 - Só 1 dos raios. O dano é adicionado à magia como um todo. Ps: Quase sempre, se vc causa algum dano adicional, ele é 1x por magia não 1x por raio ou alvo ou qq outra coisa, ok? Que eu lembre assim de cabeça a única exceção é a invocação do bruxo que dá dano adicional em cada raio da Rajada Mística.