Sou iniciante no D&D e gostaria de saber como funciona a questão de se uma magia acerta ou não o alvo. Vi que existem algumas magias que obrigam o alvo a fazer um algum teste de resistência (Ex. destreza, força, inteligência, etc). Nestes casos, o monstro teria que tirar um valor acima de quanto no dado para resistir à magia/truque?
Outra dúvida que possuo é referente às magias que não dizem nada nesse sentido de o monstro fazer um teste. Qual o cálculo/dados que tenho que fazer para saber se vou acertar a magia? Existe algum valor base + modificador, algo do gênero?
PS: Estou jogando como Warlock na aventura, seria o funcionamento para ele (não sei se muda de uma classe para outra).
Obrigado!
Ola Vini, boa noite.
Não tenho muita experiencia com DnD, pois comecei a mestrar este ano, mas dentro do que conheço temos magias com 3 "tipos de regra" digamos assim:
Primeiro tipo de magia: O conjurador deverá fazer um teste para tentar acertar o alvo, e este acerto será comparado com a CA do alvo inimigo, sendo igual ou maior acerta.
Exemplo: Truque - Rajada Mistica.
Você deverá rolar 1d20 + proficiencia do personagem + modificador de Carisma.
Segundo tipo de magia: O alvo deverá realizar um teste de resistência contra a CD (Classe de desafio) do conjurador, o atributo que será testado depende da magia utilizada e constará na descrição da magia, além disto na descrição da magia constará a regra para que caso o alvo passe no teste se ele irá tomar metade do dano, ou se nada acontece. Sendo o Warlock o conjurador da magia, o CD para que o alvo escape da magia será 8 + Proficiencia + modificador de Carisma (Regra contida na pagina do Warlock no Player's Handbook).
Exemplo: Magia Lv 3 - Bola de Fogo.
O Conjurador deve rolar diretamente o dano, acho que são 8d6, e o Alvo por sua vez, deverá fazer um teste de resistência de destreza, ou seja, rolar 1d20+ modificador de destreza + Caso tenha proficiência em testes de resistência com estre atributo soma a proficiência. O valor que o alvo deve tirar para passar no teste é determinado pelo CD do conjurador. Note que na descrição desta magia o alvo toma metade do dano mesmo passando no teste, ou toma dano completo se não passar.
Terceiro tipo de magia.
Apenas o conjurador faz algum teste e o alvo não tem como resistir ao efeito.
Exemplo: Magia Sono de lv1
O Conjurador rola 5d8, considerando que tenha apenas um monstro na area de efeito, caso o monstro tenha menos pontos de vida que o resultado ele é afetado, sem direito a testes de resistência.
Citei estes exemplos de cabeça, mas peço que leia no livro a descrição destas três magias que acredito que esclarecerá sua dúvida.
Aos demais participantes do fórum mais experientes, peço que me corrijam caso eu tenha errado ou passado alguma desinformação. Está é a primeira vez que tento responder alguem :)
Attc;
Obrigado por perguntar, tinha esta mesma dúvida!!!