Sou iniciante no D&D e gostaria de saber como funciona a questão de se uma magia acerta ou não o alvo. Vi que existem algumas magias que obrigam o alvo a fazer um algum teste de resistência (Ex. destreza, força, inteligência, etc). Nestes casos, o monstro teria que tirar um valor acima de quanto no dado para resistir à magia/truque?
Outra dúvida que possuo é referente às magias que não dizem nada nesse sentido de o monstro fazer um teste. Qual o cálculo/dados que tenho que fazer para saber se vou acertar a magia? Existe algum valor base + modificador, algo do gênero?
PS: Estou jogando como Warlock na aventura, seria o funcionamento para ele (não sei se muda de uma classe para outra).
Obrigado!
Obrigado por perguntar, tinha esta mesma dúvida!!!
Ola Vini, boa noite.
Não tenho muita experiencia com DnD, pois comecei a mestrar este ano, mas dentro do que conheço temos magias com 3 "tipos de regra" digamos assim:
Primeiro tipo de magia: O conjurador deverá fazer um teste para tentar acertar o alvo, e este acerto será comparado com a CA do alvo inimigo, sendo igual ou maior acerta.
Exemplo: Truque - Rajada Mistica.
Você deverá rolar 1d20 + proficiencia do personagem + modificador de Carisma.
Segundo tipo de magia: O alvo deverá realizar um teste de resistência contra a CD (Classe de desafio) do conjurador, o atributo que será testado depende da magia utilizada e constará na descrição da magia, além disto na descrição da magia constará a regra para que caso o alvo passe no teste se ele irá tomar metade do dano, ou se nada acontece. Sendo o Warlock o conjurador da magia, o CD para que o alvo escape da magia será 8 + Proficiencia + modificador de Carisma (Regra contida na pagina do Warlock no Player's Handbook).
Exemplo: Magia Lv 3 - Bola de Fogo.
O Conjurador deve rolar diretamente o dano, acho que são 8d6, e o Alvo por sua vez, deverá fazer um teste de resistência de destreza, ou seja, rolar 1d20+ modificador de destreza + Caso tenha proficiência em testes de resistência com estre atributo soma a proficiência. O valor que o alvo deve tirar para passar no teste é determinado pelo CD do conjurador. Note que na descrição desta magia o alvo toma metade do dano mesmo passando no teste, ou toma dano completo se não passar.
Terceiro tipo de magia.
Apenas o conjurador faz algum teste e o alvo não tem como resistir ao efeito.
Exemplo: Magia Sono de lv1
O Conjurador rola 5d8, considerando que tenha apenas um monstro na area de efeito, caso o monstro tenha menos pontos de vida que o resultado ele é afetado, sem direito a testes de resistência.
Citei estes exemplos de cabeça, mas peço que leia no livro a descrição destas três magias que acredito que esclarecerá sua dúvida.
Aos demais participantes do fórum mais experientes, peço que me corrijam caso eu tenha errado ou passado alguma desinformação. Está é a primeira vez que tento responder alguem :)
Attc;