Olá, geralmente eu jogo a versão 3.5 no d&d e nela um mago lvl 1 não pode castar um pergaminho com uma magia de lvl mais alto como magia lvl 2 ou 3. Na versão 5e eu não encontrei claramente uma regra sobre isso e gostaria de saber se mudou. Um conjurador pode usar um pergaminho de lvl mais alto sem fazer um teste ou ele precisa passar num teste ou ele nao pode de jeito nenhum?
Olá, Lucas. Na 5a edição, para usar um pergaminho, tem que estar na lista de classe, e se for nível mais alto do que sabe conjurar, tem que fazer um teste sim. A regra para isso está na descrição do item Pergaminho no Guia do Mestre:
PERGAMINHO DE MAGIA
Pergaminho, raridade variável
Um pergaminho de magia contém as palavras de uma
única magia, escritas em cifras místicas. Se a magia
estiver na sua lista de magias de classe, você pode usar
uma ação para ler o pergaminho e conjurar a magia sem
precisar fornecer quaisquer componentes da magia. Do
contrário, o pergaminho é ilegível.
Se a magia estiver na sua lista de magias de classe
mas for de um nível maior que o que você normalmente
conjura, você deve realizar um teste de habilidade usando
sua habilidade de conjuração para determinar se a
conjuração é bem sucedida. A CD é igual a 10 + o nível da
magia. Se fracassar, a magia desaparece do pergaminho
sem produzir outro efeito.
David, no guia do mestre que eu tenho, tá escrito assim, na página 139:
PERGAMINHOS
A maioria dos pergaminhos são magias armazenadas em
forma escrita, enquanto que alguns portam encantos
únicos que produzem proteções poderosas. O que quer que
ele contenha, um pergaminho é um rolo de papel, às vezes
preso em bastões de madeira e geralmente mantido em
segurança em um tubo de marfim, jade, couro, metal ou
madeira.
Um pergaminho é um item mágico consumível.
Qualquer que seja a natureza da magia contida em um
pergaminho, liberar essa magia requer o uso de uma ação
para ler o pergaminho. Quando sua magia é invocada, o
pergaminho não poderá ser usado novamente. Suas
palavras somem ou ele se desfaz em pó.
Qualquer criatura que possa compreender a linguagem
escrita pode ler o texto arcano de um pergaminho e tentar
ativa-lo.
@viniciusiluminador Os males de ter material traduzido por fã. Por mais que sejam bem-intencionados (e nem sempre são, o livro do jogador é cheio de "erros" que beneficiam jogadores e nenhum que prejudica), o fato é que não são confiáveis. Isso é fácil de resolver olhando no DnD Beyond, a plataforma online: https://www.dndbeyond.com/magic-items/spell-scroll Como pode ver, tem que estar na lista de classe. De qq modo, fica a observação, claro, de que na sua mesa vc pode alterar a regra se desejar.
Olá David, tenho uma dúvida. Entendi que eu posso conjurar uma magia de um pergaminho de magias de níveis mais altos dos que eu conheço. Por exemplo: Sou um mago de 2 nível (só conheço magias de 1 círculo) e encontrei 1 pergaminho contendo a Magia "Patas de Aranha", de 2 círculo da escola de transmutação. Então terei que fazer um teste para conjurá-la, da qual a CD é 10 + 2 (magia de 2 círculo), não é isso mesmo ?
Minha pergunta é a seguinte, posso eu copiá-la para o meu Grimório ?