Bom dia, Boa Tarde ou Boa Noite, eu tenho algumas dúvidas, pois sou iniciante em D&D. Será que os senhores poderiam me ajudar?(E por favor informe as páginas das regras que podem ser citadas e os seus respectivos livros).
1°Dúvida: como eu poderia calcular as CDs dos testes para conjurar magias?
2° Dúvida: eu não consegui entender como funciona o alcance das magias, seus pontos de origens e também seu tamanho em metros.
Obrigado pela atenção!
Para a 1a dúvida: Magias têm 3 tipos básicos, a descrição de cada uma vai te dizer qual se encaixa:
1 - Funciona automaticamente, ou com certas condições. Conjurou, aconteceu.
Um exemplo é o truque Luz. Não existe teste - você gastou uma ação para fazer a magia, a luz está lá.
É claro que isso não funciona em caso de áreas antimagia, pode ser anulada por contramágica, essas coisas, mas isso vale para qualquer magia.
2 - O conjurador rola um ataque de magia - rola d20 e soma seu bonus de ataque de magia (modificador do atributo de conjuração+proficiência) para acertar a CA do alvo.
Acertou (total igual ou maior), rola o dano.
O truque Firebolt é um exemplo desse tipo de magia.
Note que, como qualquer outro ataque, um 20 no dado é um crítico - acerta automaticamente e dobra todos os dados de dano.
3 - Ela é resistida pelo(s) alvo(s) com um teste de resistência (saving throw, ou save)
O CD de magia, o número que precisa ser conseguido no teste de resistência do alvo, é 8+mod do atributo de conjuração+proficiência do conjurador, e o atributo usado no save é definido pela magia.
Exemplo: Fireball é resistida por um teste de resistência de dex dos alvos na área de efeito. Se o mago que conjurou a bola de fogo está no nível 5 e tem inteligência 16, a dificuldade desse save é 14 (8+3+3).
Em boa parte dos casos, o alvo passar no teste de resistência (rolar total igual ou maior) significa que toma metade do dano - a magia vai dizer. A 2o dúvida vc vai ter que ler o capítulo de conjuração do livro do jogador, e cada magia vai funcionar de forma diferente, não tenho como resumir todas elas. Para boa parte, o ponto de origem é o conjurador, e o alcance é calculado a partir dele. Se estiver falando de um efeito de área como bola de fogo, vc vai escolher um ponto central, a certa distância do conjurador (alcance), e a descrição vai explicar o tamanho da área afetada, mas de novo, nem sempre é assim, às vezes o ponto de partida pra área afetada é o próprio conjurador (como no caso da magia relâmpago).