então eu chegui ne um impasse na minha mesa os jogaderes querem montar ne uma criatura grande e tornala invisivel pela descrição a magia deixa tudo que ela veste ou carrega invisivel porem o mestre esta dizendo que não a versão que estamos é a D&D 5.0 2014 alguem poderia me iluminar para quem esta certo nisso tudo?
top of page
bottom of page
Essa é mais um regra que seria facilmente resolvida se a Wizards monta-se um glossário decente. Infelizmente não existe uma resposta certa, vai depender do grupo e de como o mestre quer interpretar isso. Vou falar o que eu acredito como o correto, se alguém tiver alguma informação ou ideia extra seria bacana também colocar aqui.
Acredito que por RAI, as regras como deveria ser interpretadas, a magia só deixaria a montaria invisível, por dois motivos. Toda magia que afeta mais de uma criatura sempre diz que afetas outras criaturas além do alvo inicial e o a palavra carregar aparece no livro sempre se referindo a objetos, quando os livros de regra falam de uma criatura sendo levada por outra ele usa as palavras montado ou agarrado.
Outro problema aqui são as palavras "qualquer coisa" que podem ser interpretadas como tudo, apesar que "coisa" é mais relacionado a objetos, não a pessoas. No original em inglês também temos a mesma discussão entre os nativos da língua inglesa, o original diz "anything", que geralmente é usado para objetos, mas também pode ser usado para pessoas no lugar de "anyone". Pessoas melhores em inglês que eu poderiam falar algo a mais sobre isso.
No fim vai do mestre e do grupo, infelizmente é uma regra que poderia levar a coisas absurdas como montaria e cavaleiro invisíveis, onde o cavaleiro pode atacar livremente sem perder a invisibilidade, então é bom pensar em cada caso, veja o que é melhor como mestre e que o grupo se divirta jogando.