Se durante o combate eu usar toda Minha movimentaçao ( 9 metros ) para chegar no inimigo e conseguir chegar, eu posso atacar ele, ou meu turno se encerra por ali pq ja usei toda Minha movimentaçao?
Durante uma rodada (6 segundos), que inclui o turno de cada criatura envolvida no combate, cada personagem tem, no seu turno, movimento, ação (que pode ser usada para atacar, p.ex) e, se tiver alguma habilidade/magia que possa ser usada em ação bonus, uma ação bonus. A fúria do bárbaro é um exemplo de habilidade que usa essa ação bonus, a ação ardilosa do ladino é outro exemplo. Existe também a reação, que acontece depois de um gatilho, e pode ocorrer durante o turno do próprio personagem ou durante o turno de outras criaturas. O ataque de oportunidade quando alguém sai da sua área de ameaça é um exemplo de uso da reação. Caso seja usada, a reação é recuperada no início do turno da criatura.
Ps: Note que vc pode dividir e organizar seu turno como quiser. Por exemplo, um guerreiro com ataque extra pode usar sua ação bonus para "recuperar o fôlego" (Second Wind), aí se movimentar 15 ft, atacar uma vez um inimigo, se movimentar mais 15 ft e atacar outro inimigo, e então usar surto de ação, e usar "Esquiva" para se proteger até seu próximo turno.
Você ainda pode atacar o inimigo. No D&D 5E não existe Ação de Movimento, existe apenas Ação, Ação Bônus e Reação. Você pode usar seu deslocamento - 9 metros - que é de acordo com a sua raça, para mover-se em direção à um inimigo e, pode usar sua Ação para atacá-lo. Caso ainda haja deslocamento sobrando você pode se mover para outro inimigo ou lugar, correndo o risco de receber um ataque de oportunidade, caso esteja engajado corpo à corpo com uma criatura hostil.
obrigado Mano, era Mais uma duvida mesmo, pois estava jogando em uma mesa, e me desloquei meus 9 metros para chegar no inimigo e consegui, porem o Mestre disse q eu não podia atacar pq ja tinha consumido meus 9 metros, e falou q se eu tivesse andado tipo 8 metros eu poderia atacar, acabei falando que movimentaçao e ação, São coisas diferentes, mas no fim ele teimou e matou meu personagem
Só complementando: Quanto à estrutura de um turno
Durante uma rodada (6 segundos), que inclui o turno de cada criatura envolvida no combate, cada personagem tem, no seu turno, movimento, ação (que pode ser usada para atacar, p.ex) e, se tiver alguma habilidade/magia que possa ser usada em ação bonus, uma ação bonus. A fúria do bárbaro é um exemplo de habilidade que usa essa ação bonus, a ação ardilosa do ladino é outro exemplo. Existe também a reação, que acontece depois de um gatilho, e pode ocorrer durante o turno do próprio personagem ou durante o turno de outras criaturas. O ataque de oportunidade quando alguém sai da sua área de ameaça é um exemplo de uso da reação. Caso seja usada, a reação é recuperada no início do turno da criatura.
Ps: Note que vc pode dividir e organizar seu turno como quiser. Por exemplo, um guerreiro com ataque extra pode usar sua ação bonus para "recuperar o fôlego" (Second Wind), aí se movimentar 15 ft, atacar uma vez um inimigo, se movimentar mais 15 ft e atacar outro inimigo, e então usar surto de ação, e usar "Esquiva" para se proteger até seu próximo turno.
Você ainda pode atacar o inimigo. No D&D 5E não existe Ação de Movimento, existe apenas Ação, Ação Bônus e Reação. Você pode usar seu deslocamento - 9 metros - que é de acordo com a sua raça, para mover-se em direção à um inimigo e, pode usar sua Ação para atacá-lo. Caso ainda haja deslocamento sobrando você pode se mover para outro inimigo ou lugar, correndo o risco de receber um ataque de oportunidade, caso esteja engajado corpo à corpo com uma criatura hostil.